WEC – Ecclestone acusado de sabotar as 24 Horas de Le Mans

quarta-feira, 14 de outubro de 2015 às 15:57

Bernie Ecclestone

O chefe da categoria de carros esportivos criticou Bernie Ecclestone por deliberadamente programar uma corrida de Fórmula 1 coincidindo com as 24 Horas de Le Mans do próximo ano.

Gerard Neveu, que dirige o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que tem em Le Mans seu evento principal, descreveu o plano como um “ataque claro” à sua categoria por Ecclestone. As 24 Horas de Le Mans de 2016 será realizada no mesmo dia do GP do Azerbaijão, em Baku, em 19 de junho.

O conflito de datas significa que pilotos da F1, como Nico Hulkenberg, que venceu a corrida deste ano, não competirão na famosa corrida de resistência.

“É um ataque claro sobre nós e sobre a corrida”, disse Neveu à Autosprint. “Ecclestone nunca faz nada casualmente. É uma pena, porque, fazendo isso, tira a possibilidade de ter estrelas da F1 participando no que ainda é a corrida mais importante do mundo. Nós poderíamos ter tido Hulkenberg e também outros pilotos da F1 – os fãs do automobilismo saem perdendo”.

Neveu também condenou a FIA, entidade que comanda o automobilismo, por não proteger Le Mans de um conflito de datas. “A FIA deveria ter nos protegido melhor”, disse ele.

Houve um acordo não oficial nos últimos anos que a FIA dava certeza que Le Mans não estaria no mesmo fim de semana de uma corrida de F1.

O Campeonato Mundial de Endurance é uma categoria em ascensão, com muitos pilotos de F1 atuais falando calorosamente sobre competir em Le Mans em algum momento. Mark Webber, antes da Red Bull, foi para o WEC com a Porsche no ano passado, enquanto Fernando Alonso estava perto de correr em Le Mans nesta temporada apenas para ser bloqueado pela McLaren.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.