WEC – Bruno Senna fecha a 3ª fila das 6 Horas de Interlagos na GTE Pro

sábado, 31 de agosto de 2013 às 16:09

Bruno Senna

Pole na edição inaugural da prova no ano passado, a Aston Martin voltou a confirmar sua força na classe GTE Pro do Mundial de Endurance e dominou os treinos classificatórios que definiram a ordem de largada das 6 Horas de Interlagos. O modelo Vantage V8 dividido pelo português Pedro Lamy e pelo neo-zelandês Richie Stanaway, que na corrida terão a companhia do canadense Paul Dalla Lana, foi o mais rápido e comandará o grid a partir do meio-dia deste domingo. Também defendendo a equipe oficial inglesa, Bruno Senna, que em São Paulo está tendo o inglês Rob Bell como único parceiro, partirá na 6ª colocação. O mais veloz do qualifying foi o protótipo Audi R18 e-tron quattro do alemão André Lotterer, do francês Benoit Tréluyer e do suíço Michael Fassler, com o tempo médio de 1min21s303.

O carro 98 não era apontado como favorito. “Sim, com base nas três corridas anteriores, a pole surpreendeu um pouco”, admitiu Lamy, um dos primeiros a sair dos boxes para as duas voltas rápidas a que cada piloto tinha direito – o tempo final de 1min33s340 foi obtido pela média dessas voltas. “Não queria pegar tráfego, mas a pista não estava ainda muito boa. Felizmente, o Richie fez um ótimo trabalho e virou mais rápido, como fizeram todos os demais que classificaram por último”, explicou.

Bruno disse que estranhou o comportamento do carro na classificação. “Estava dianteiro desde o início dos treinos, mas ficou muito traseiro com pouco combustível e pneus novos. A primeira volta não foi tão boa porque não ataquei como deveria”, afirmou. Apesar de um certo desapontamento com a posição no grid, Bruno ressaltou o equilíbrio da categoria. “A gente já sabia que o fim de semana seria duro, porque todos estão competitivos”, lembrou.

A vitória em Silverstone, o segundo lugar em Spa e o abandono em Le Mans por causa de um acidente protagonizado pelo companheiro Fred Makowiecki compõem o retrospecto de Bruno em sua temporada de estreia no Mundial de Endurance da FIA. Embora ainda limitada, a experiência já lhe deu ensinamentos proveitosos. “Largar na pole é legal, mas a corrida é outra história completamente diferente. Aí é uma questão de administrar o consumo de pneus e de combustível”, analisou. As equipes são obrigadas a usar dois tipos de compostos e o desgaste dos médios parece muito maior que o dos duros. A avaliação da Aston Martin é que os médios estão acabando rapidamente.

Os tempos da classe GTE Pro:

1 – ASTON MARTIN RACING – Richie STANAWAY, Pedro LAMY e Paul DALLA LANA – ASTON MARTIN Vantage V8 – 1min33s340
2 – Porsche AG TEAM MANTHEY – Marc LIEB e Richard LIETZ – PORSCHE 911 RSR – 1min33s461
3 – ASTON MARTIN RACING – Stefan MÜCKE e Darren TURNER – ASTON MARTIN Vantage V8 – 1min33s483
4 – AF CORSE – Toni VILANDER e Kamui KOBAYASHI – FERRARI F458 Italia – 1min33s568
5 – AF CORSE – Gianmaria BRUNI e Giancarlo FISICHELLA – FERRARI F458 Italia – 1min33s584
6 – ASTON MARTIN RACING – Bruno SENNA e Rob BELL – ASTON MARTIN Vantage V8 – 1min33s818
7 – Porsche AG TEAM MANTHEY – Jörg BERGMEISTER e Patrick PILET – PORSCHE 911 RSR – 1min34s027

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.