WEC – Audi larga na pole position em Fuji

sábado, 19 de outubro de 2013 às 16:44

Audi R18 e-tron quattro de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer

Na sexta etapa da temporada 2013 do FIA World Endurance Championship (o Mundial de corridas de longa duração), que está sendo disputada em Fuji, no Japão, a Audi conquistou sua quinta pole position no campeonato com o Audi R18 e-tron quattro. Assim como já tinha feito em Spa-Francorchamps e Interlagos, o trio formado por Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer garantiu a primeira posição no grid de largada.

O carro #1 deixou sua marca no treino classificatório deste sábado, na pista que fica aos pés do Monte Fuji. André Lotterer abriu a sessão com uma volta em 1m26s481 e na sequência cravou 1m26s235 – o melhor tempo de todo o treino e o novo recorde de classificação do WEC no circuito, 1s264 mais rápido que a marca anterior, que era de Kazuki Nakajima a bordo de um protótipo Toyota. Benoît Tréluyer assumiu o Audi R18 e-tron quattro para mais duas voltas e completou a classificação do carro #1 com uma média de 1m26s577.

O carro-irmão, comandado por Allan McNish e Loïc Duval no treino classificatório, ficou com a quarta posição no grid ao estabelecer uma média de 1m27s425. Durante o treino, nem o escocês, nem o francês conseguiram completar voltas limpas e melhorar seus tempos. Sem contar a hora e meia perdida no treino livre de sexta-feira para os reparos no carro vencedor de Le Mans depois que ele foi atingido por um carro da classe GT. Ainda assim, o trio – que conta, também, com Tom Kristensen – larga neste domingo com 32 pontos de vantagem na liderança do campeonato.

Para a corrida de seis horas, a instabilidade do clima deve ser o grande desafio para as equipes. A corrida, que começa às 11h locais (23h de sábado no horário de Brasília), pode ser acompanhada por streaming tanto no site da Audi Motorsport (www.audi-motorsport.com), quanto no site do FIA WEC (www.fiawec.com).

Declarações após o treino de classificação

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): “É ótimo estar na pole position em uma classificação tão apertada. Os garotos no carro #1 fizeram voltas perfeitas. Uma pena que o carro #2 não teve sorte com o tráfego e, por isso, o resultado como um todo da classificação não foi perfeito. Mas sabemos que em uma corrida de seis horas, a posição de largada tem pouca influência. O importante será o nosso ritmo durante a prova.”

Chris Reinke (Chefe da LMP): “A pole position é sempre um ótimo ponto de partida para o fim de semana. Mas temos nossos dois concorrentes ‘da casa’ com um desempenho muito bom. No caso do carro #2, não podemos esquecer que perdemos uma sessão inteira de treino ontem – e que o time fez um ótimo trabalho para recuperar o carro. O carro certamente tinha ritmo na classificação, mas ainda vamos fazer análises detalhadas e trabalhar nele para ganhar performance.”

Ralf Jüttner (Diretor técnico do Audi Sport Team Joest): “Foi uma boa classificação, especialmente por marcar mais um ponto para a Audi no campeonato. Os dois pilotos saíram bastante satisfeitos e fizeram voltas acima do que esperávamos. No fim, o trabalho deles foi fundamental, porque os Toyota chegaram bem perto. Já o carro #2 está um pouco trás e os pilotos não estão satisfeitos com o setup. Ainda temos algum trabalho a fazer para o domingo, mas largar na primeira e segunda filas é um ótimo início.”

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): “André (Lotterer) e Benoît (Tréluyer) estão em casa. Isso é um trunfo a nosso favor porque eles conhecem essa pista muito bem, tanto que os tempos vieram logo nas primeiras voltas de cada um. Acho que nossa classificação não podia ter sido melhor. Mesmo com os Toyota bem próximos, merecemos a pole position e devo parabenizar meus companheiros, que foram perfeitos hoje.”

André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): “Um ótimo resultado. Tudo correu perfeitamente. Consegui fazer meus tempos nas duas primeiras voltas e o Benoît Manteve o ritmo. Foi uma classificação dura e, por isso, fico feliz pelo resultado. Espero que as coisas continuem assim na corrida.”

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): “O time todo fez um ótimo trabalho e o André (Lotterer) foi perfeito na pilotagem. O que ele fez em duas voltas foi brilhante. Tanto que consegui assumir o carro com pneus praticamente novos ainda. Minha primeira volta foi mais cautelosa porque a traseira estava um pouco instável. Talvez porque os pneus esfriaram durante a parada nos boxes. A segunda volta já foi ótima e, a terceira, melhor ainda.”

Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): “Não foi a classificação que nós esperávamos. Precisamos encontrar onde perdemos desempenho, porque o carro parecia melhor ontem e hoje pela manhã. Talvez tenhamos errado em algum ponto do acerto, mas é bom saber que a corrida será longa e a classificação não tem tanta influência no resultado. Não vamos largar tão atrás, afinal. Mas vamos trabalhar e, claro, dar os parabéns aos nossos companheiros de Audi que estão na pole.”

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): “Só temos que agradecer de novo ao nosso time. Eles fizeram um trabalho fantástico, se você considerar que nós perdemos uma sessão inteira de treinos na sexta-feira. Tivemos uma classificação decente e agora vamos nos concentrar na corrida.”

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): “Fomos acertados por outro carro no treino de ontem e isso nos custou uma sessão inteira de pista. Desde então, estamos correndo atrás do prejuízo. Antes da classificação, mudamos algumas coisas que acabaram não funcionando. Foi difícil fazer uma volta rápida e ainda pegamos muito tráfego. Mas tanto os Audi, quanto os Toyota, estão muito próximos. Não temos dúvidas de que será uma corrida equilibrada. Por isso precisamos trabalhar e melhorar o desempenho do nosso carro para o domingo.

Confira quem serão os 10 primeiros colocados do grid de largada neste domingo em Fuji:

1 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 1m 26.577s
2 Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) 1m 26.755s
3 Lapierre/Nakajima/Wurz (Toyota) 1m 26.860s
4 Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 1m 27.425s
5 Beche/Belicchi (Lola-Toyota) 1m 29.250s
6 Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) 1m 32.938s
7 Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) 1m 33.019s
8 Hiranaka/Ueda/Wirdheim (Zytek-Nissan) 1m 33.073s
9 Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) 1m 33.097s
10 Graves/Nakano/Walker (Oreca-Nissan) 1m 33.209s

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.