WEC – Audi larga da segunda fila no Bahrain

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 às 17:25

Audi em Le Mans

Na última sessão classificatória do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) de 2013, a Audi teve de admitir uma derrota no Bahrain. A equipe campeã da temporada vai iniciar a corrida deste sábado (30) a partir do terceiro e quarto lugares do grid.

Foi uma montanha-russa emocional, a qualificação final da temporada no Bahrain. Inicialmente, André Lotterer, no Audi R18 e-tron quattro número 1, fez o melhor tempo da sessão até sua volta ser batida em oito décimos de segundo. No final de suas duas tentativas, ele ocupava o segundo lugar, logo à frente de seu companheiro de equipe Loïc Duval, no carro número 2.

Marcel Fässler assumiu o volante do #1, mas com pneus já usados ele não conseguiu o mesmo ritmo dos dois rivais mais rápidos. Allan McNish, a quem Duval entregou o #2, ficou a apenas um décimo de segundo atrás de seu companheiro de equipe depois das duas voltas. Como resultado, os dois híbridos da Audi Sport Team Joest se classificaram nas posições três e quatro. No agregado de todas as sessões classificatórias da temporada, a Audi conquistou a pole position cinco vezes, contra três da Toyota, que larga na frente no Bahrain.

Com a temperatura do asfalto em 27 graus ficou claro na sessão que os pneus da Michelin serão decisivos no traçado de 5.412 metros da prova deste sábado. Tudo promete uma prova de emocionantes seis horas, ainda com um belo visual após o pôr-do-sol, às 17 horas locais.

A largada para a última corrida da temporada acontece às 10 horas de Brasília (15 horas no Bahrain). A prova pode ser vista ao vivo pela internet no site www.audi-motorsport.com e no www.fiawec.com.

Declarações dos chefes de equipe

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): “O treino classificatório mais ou menos reflete nosso desempenho em eventos anteriores. Esta pista provavelmente não é a ideal para o nosso carro, mas é parte do Campeonato Mundial e temos de tirar o melhor disso. Nas primeiras voltas, estávamos em igualdade com a Toyota. Mas depois os pneus dos nossos carros claramente se degradaram mais intensamente. Por isso a Toyota conseguiu a primeira fila. E definitivamente esta não é a coisa mais importante para uma corrida de seis horas de duração, mas é um aperitivo para o sábado. Vamos lutar bastante por um bom resultado”.

Chris Reinke (Chefe da LMP):: “Viemos ao Bahrain com foco em encerrar uma ótima temporada com sucesso. Continuamos com este objetivo mesmo depois do treino classificatório. Obviamente estes resultados são um pouco decepcionantes, mas sabíamos que o ritmo abrupto deste traçado não nos era muito benéfico. Ainda assim, estamos determinados a competir pelas primeiras posições novamente na corrida”.

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): “No começo as coisas pareciam boas quando André Lotterer tinha tempos próximos da Toyota. Mas depois da troca de pilotos, com pneus desgastados, perdemos muito tempo. Agora estamos na segunda fila, o que não é um drama. Nesta corrida os pneus serão cruciais – parecido com o que foi na última prova em Xangai. Lá a estratégia funcionou e é isso que esperamos novamente desta vez”.

Declarações dos pilotos

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): “André Lotterer completou duas voltas limpas e consistentes. Eu estava contente com a minha primeira volta e logo queria melhorar mais, mas encontrei tráfego. Temos que reconhecer que a Toyota esteve mais forte do que nós na classificação hoje. Estou feliz com o equilíbrio do carro e o nosso trio é outro forte na corrida”.

André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): “Na minha primeira saída com pneus novos os tempos estavam muito próximos. Quase ficamos na frente. Mas começou a ficar difícil quando vimos que nossos pneus se degradavam mais rápido do que os de nossos oponentes, e aí perdemos mais tempo. Então temos que fazer algo a mais na corrida. No entanto, será uma prova longa. Em Xangai, há três semanas, as coisas não pareciam boas também e, mesmo assim, conseguimos virar o jogo”.

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): “O traçado não é fácil para nós. Vimos que nossos pneus estavam excelentes por apenas duas voltas e depois eles se degradaram um pouco. No foi fácil para os segundos pilotos nos carros mas eles, também, fizeram giros bons. A Toyota estava simplesmente mais forte hoje”.

Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): “O treino livre com pneus usados já não havia sido fácil porque eu não consegui uma sensação definitiva da pista. A segunda sessão foi melhor e na terceira eu guiei por várias voltas e ficou melhor. Na classificação, não fomos tão consistentes como a Toyota e não pudemos atacar como queríamos”.

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): “As temperaturas no Barein estão completamente diferentes do calor do ano passado. É por isso que a corrida não será tão desgastante fisicamente como foi em 2012. Por dois terços da duração da prova, pilotaremos no escuro. Serão belas seis horas e queremos vencer”.

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): “Um ano atrás fizemos a dobradinha no Barein, mas, mesmo assim, vimos que o traçado se encaixava melhor ao carro de nossos adversários do que no nosso. Fiz duas voltas limpas na classificação, mas infelizmente não fomos rápidos o suficiente para estar na primeira fila. Mas, no geral, Tom, Loïc e eu estamos mais contentes agora com o carro do que nos treinos livres. Espero que no sábado sejamos tão competitivos como fomos o ano todo”.

Grid de largada
1-) Lapierre/Nakajima/Wurz (Toyota) – 1min42s449
2-) Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) – 1min42s781
3-) Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi) – 1min42s976
4-) Duval/Kristensen/McNish (Audi) – 1min43s145
5-) Beche/Belicchi/Prost (Lola-Toyota) – 1min46s728
6-) Kaffer/Minassian/Perez (Oreca-Nissan) – 1min50s941
7-) Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) – 1min51s003
8-) Brundle/Heinemeier/Pla (Morgan-Nissan) – 1min51s718
9-) Lancaster/Reip/Wirdheim (Zytek-Nissan) – 1min51s841
10-) Dolby/Giroix/Kerr (Oreca-Nissan) – 1min52s133

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.