WEC – Audi fatura as 6 Horas de São Paulo

domingo, 1 de setembro de 2013 às 19:58

André Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fässler

A Le Mans 6 Horas de São Paulo, megafestival promovido pela Fittipaldi e Playcorp, transformou o Autódromo de Interlagos em uma grande festa do automobilismo, repleta de atrações para todas as idades. As 38.000 pessoas presentes ao evento assistiram hoje o Brazil Superbike, Porche GT3 Challenge Brasil, Porche GT3 Porche Brasil, as Vip Hot Laps da Audi, Desfile de Carros Clássicos, além da quarta etapa do campeonato de Endurance. As atrações paralelas, como os simuladores de corridas, Cineminha Disney, Personagens do Madagascar, escolinha de trânsito da Polícia Militar em conjunto com o Consulado britânico, atividades do Beto Carreiro e shows de rock animaram a todos, entre uma volta e outra dos bólidos.

A etapa brasileira do campeonato de endurance, o FIA WEC, tem apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da SPTuris e patrocínio da Claro HDTV. A exemplo da etapa francesa, a Le Mans 6 Horas de São Paulo se tornou um programa para pais, mães e filhos, com diversas opções de entretenimento ligadas ao tema, oferecidas para todo o público presente, como exposições de carros históricos, assim como a possibilidade de chegar bem perto dos bólidos e dos pilotos, que juntos, formam este espetáculo através de visitações aos boxes e sessões de autógrafos.

“Estamos muito felizes com o resultado do festival. Trazer Le Mans para Interlagos é uma tarefa especial na minha vida. Gostaria muito de ter disputado a etapa francesa e esse evento me aproxima de tudo o que ele significa para o público e pilotos. Foram 21 atrações paralelas, durante os três dias de evento, que agitaram os dias do público presente. Foi muito bacana”, afirma Fittipaldi.

Dentro de uma pista mirim, monitorada por um Policial Militar rodoviário, a PM ensinou para a criançada noções básicas de segurança no trânsito e, ao final, “habilitou” os motoristas mirins que participaram da brincadeira com uma carteira especial entregue logo após a ação. A PM também promoveu outras atividades, como mostra de motocicletas de escolta e policiamento, viatura da ROTA, apresentações do Canil, teatro de fantoches e aulas sobre conscientização no trânsito. O corpo de Bombeiros também esteve presente, em uma tenda, além de três estandes da CET. O evento contou com um espaço do COE, do GATE, para o canil e outro para os cavalos, assim como a Polícia Comunitária e Ambiental.

O Presidente da Playcorp, Fernando Elimelek, reforçou o compromisso do evento com atrações de lazer e cultura para toda família e a importância de estar envolvido com este trabalho. “Foi um enorme festival familiar com grande interação com o público. Nosso objetivo era organizar um evento que marcasse para sempre a memória dos fãs brasileiros de automobilismo e reunisse toda a família. Trazer para a cidade a tradição da maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans, e transformá-la na segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, é uma grande honra para nós”, encerra Fernando Elimelek.

O evento transcorreu sem problemas e não houve nenhuma ocorrência grave. As famílias se divertiram muito, com tranquilidade, em todas as atrações, aproveitando o lindo domingo de sol e a estrutura oferecida pela organização do festival. Os resultados positivos fortalecem o propósito de fazer com que a Le Mans 6 Horas de São Paulo garanta o seu espaço no calendário dos brasileiros.

Resultados:

O Audi R18 e-tron quattro pilotado pelo trio formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler venceu a segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo. Além de imprimir um ritmo forte ao longo de toda a corrida, o trio do carro número 1 da equipe das quatro argolas viu seus concorrentes enfrentarem problemas ao longo das seis horas de corrida e teve facilidade para vencer a prova, completando 235 voltas.

A segunda colocação ficou com o outro Audi, pilotado por Tom Kristensen, Loic Duval e Allan McNish, que tiveram problemas em uma das paradas de box, quando a roda dianteira direita se soltou do carro e parou em cima do carro,e também com um Stop and Go por excesso de velocidade no pit lane.

O terceiro lugar foi do Lola B12/60 Coupé-Toyota da Rebellion Racing, pilotado por Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche, que chegaram com cinco voltas de desvantagem para os vencedores.

O Toyota TS030 – Hybrid, principal rival da Audi em Interlagos se envolveu em um acidente ainda na primeira hora de corrida, após tentar uma ultrapassagem sobre um retardatário, que perdeu o controle do carro.

Pela categoria LMP2, a vitória ficou com o Oreca 03-Nissan da G-Drive Racing, pilotado por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway. Os segundos colocados foram Bertrand Baguette, Ricardo Gonzalez e Martin Plowman, que chegaram uma volta atrás dos vencedores com um Morgan-Nissan da OAK Racing. O grupo dos três melhores foi fechado por outro Oreca 03-Nissan, este, preparado pela Pecom Racing e pilotado por Luis Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer.

Os italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram a categoria LMGTE-Pro da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A dupla, que pilotou uma Ferrari 458 Itália preparada pela equipe AF Course, foi melhor na disputa com o Aston Martin Vantage V8 de Darren Turner e Stefan Mucke, chegando a apenas 1s401 a frente dos segundos colocados. O pódio foi completado por Jörg Bergmeister e Patrick Pilet, terceiros melhores da categoria com um Porsche 911 RSR.

A corrida da LMGTE-Pro teve ainda dois acidentes. O primeiro, ainda na parte inicial da prova, envolveu a Ferrari 458 Itália de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que pegou fogo na pista durante o turno de pilotagem do finlandês, obrigando a entrada do Safety Car. Já o brasileiro Bruno Senna, que dividiu a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, abandonou a corrida após receber um toque após 61 voltas de corrida.

Na categoria LMGTE-Am, a vitória ficou com Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. Os pilotos da Aston Martin chegaram com 45 segundos de frente para os segundos colocados Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari. Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti terminaram em terceiro lugar com uma Porsche 911 RSR.

Fernando Rees, que dividiu a pilotagem de um Chevrolet Corvette com os franceses Patrick Bornahauser e Julien Canal terminaram na sexta posição da categoria LMGTE-Am, e na 19ª colocação geral. Por este motivo, o piloto da equipe Larbre Competition ganhou o prêmio de melhor brasileiro da Le Mans 6 Horas de São Paulo, recebendo um troféu das mãos de Emerson Fittipaldi.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.