WEC – Audi conquista quarta pole position consecutiva, em Austin

sábado, 21 de setembro de 2013 às 19:55

Duval/Kristensen/McNish

Mais uma vez a Audi fica com as duas primeiras posições do grid em uma etapa do World Endurance Championship, o FIA WEC. Na primeira vez que a competição corre no “Circuito das Américas” em Austin, no Texas (EUA), os dois Audi R18 e-tron quattro da Audi Sport Team Joest garantiram a primeira fila para a montadora alemã. É a quarta pole position consecutiva da marca, que larga em primeiro desde a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Os líderes da tabela de classificação do Mundial se apresentaram em plena forma. Loïc Duval (FRA), no carro #2, foi o único piloto a completar um volta abaixo de 1m48s – e não apenas uma, mas duas vezes. Sua segunda e terceira passagens no treino classificatório foram, respectivamente: 1m47s801 e 1m47s520. Allan McNish (ESC) também pilotou o carro na classificação e completou o bom desempenho. Assim, a média das quatro voltas foi 1m48s355. Tempo que deu ao trio do carro vencedor das 24 Horas de Le Mans, a pole position e um ponto a mais no campeonato.

O carro #1 da Audi, pilotado por Marcel Fässler (SUI) e André Lotterer (ALE) na classificação, ficou a 0s262 da melhor marca. No traçado de 5.514 metros de extensão, a dupla atingiu uma média de 1m48s617 e garantiu a segunda posição. A Toyota ficou com o terceiro posto no grid.

Depois da sexta-feira chuvosa e do céu nublado no treino livre da manhã de sábado, o sol deu as caras durante o treino que definiu o grid de largada para as 6 Horas de Austin. A temperatura ambiente ficou na casa dos 26ªC e, na pista, a temperatura do asfalto era de 37ºC. Uma prévia do clima que deve marcar a prova deste domingo.

A quinta etapa do FIA WEC tem largada para às 11h locais neste domingo, 13h no horário de Brasília. A corrida pode ser assistida em live streaming nos sites: www.audi-motorsport.com e www.fiawec.com.

Declarações após a classificação

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): “É bom ver os dois carros na frente, especialmente em uma pista completamente nova para nós. Também sofremos com as condições do clima na sexta-feira e isso nos levou a buscar o ritmo ideal só hoje. Tivemos um bom desempenho, mas devemos admitir que nosso concorrente direto teve um pouco de azar na classificação. E isso, obviamente, não desejamos a ninguém.”

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): “É um ótimo resultado, já que, na média, a diferença foi dois décimos e meio de segundo. Os tempos foram definidos, basicamente pelos pilotos que entraram na pista primeiro na classificação. Loïc Duval foi incrivelmente rápido, mesmo depois de cometer um erro em sua primeira volta. Acho que essa foi a razão de sua segunda e terceira voltas terem sido tão excepcionais. Marcel Fässler, por sua vez, teve algumas dificuldades. Então quando Allan McNish e André Lotterer assumiram o volante, a diferença nas médias das voltas já era bastante grande, mesmo com os tempos que eles conseguiram. De toda forma, é positivo ver que todos os pilotos estão confortáveis com a pista.”

Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): “Me senti confortável com a pista imediatamente. É bom estar na pole, mesmo sabendo que isso não é crucial em uma corrida de seis horas. Temos um pontos a mais no campeonato e bastante trabalho a fazer no domingo.”

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): “Foi um ótimo e eficiente trabalho de toda a equipe. Nosso carro é muito rápido e, tanto Loïc, quanto Allan, mostraram um ritmo impressionante na classificação. O ponto da pole position é importante para o campeonato, e temos, agora, uma corrida desgastante para o domingo, por causa do calor e da umidade.”

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): “É bom ver a Audi com os dois carros na primeira fila de novo e, para mim especialmente, é ótima a sensação da pole position depois de termos deixado ela escapar no Brasil. Como nossos companheiros de equipe são, também, nossos adversários na disputa pelo título, atacar foi a melhor forma de defesa que encontramos para a classificação.”

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): “Não fiz um bom trabalho nas minhas três voltas da classificação. Foi uma sucessão de pequenos erros, e somente na quarta volta eu fiz minha melhor volta. Foi tarde demais. Eu precisava de uma segunda volta boa para melhorar minha média.”

André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): “Fiz todo o possível para encaixar duas voltas brilhantes, mas infelizmente não foi o suficiente para a pole position. Os pilotos do carro #2 foram melhores e conseguiram mais um ponto. De qualquer forma, estamos partindo de uma boa posição no grid e nosso carro parece bom para a corrida.”

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): “Não foi uma classificação fácil, mas a Audi mostrou um ótimo desempenho com os dois carros. Loïc Duval foi realmente muito rápido e não cometeu erros com os pneus novos. Mas foi bom ver que meus companheiros brigaram pela pole até o fim.”

Confira como ficaram as 10 primeiras posições do grid de largada para as 6 Horas de Austin:

1 Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 1m 48.355s
2 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 1m 48.617s
3 Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) 1m 49.696s
4 Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) 1m 52.081s
5 Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) 1m 54.951s
6 Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) 1m 55.961s
7 Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) 1m 56.033s
8 Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) 1m 56.248s
9 Graves/Junco/Walker (Oreca-Nissan) 1m 57.067s
10 Liuzzi/Rossiter/Weeda (Lotus) 1m 57.817s

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.