Webber: Ordem no Brasil “surpreendeu” Verstappen

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 às 9:09

Max Verstappen e Sergio Perez

Mark Webber acredita que a ordem da Red Bull no GP de São Paulo de 2022 “surpreendeu” Max Verstappen, mas a equipe poderia ter lidado melhor com a situação.

Nas últimas voltas da corrida do ano passado em Interlagos, Sergio Perez deixou Verstappen passar porque o holandês tinha um ritmo melhor para tentar atacar Fernando Alonso e Charles Leclerc.

O objetivo era que Verstappen tirasse pontos de Leclerc, rival de Perez na disputa pelo segundo lugar no campeonato de pilotos.

Verstappen não conseguiu e em seguida ignorou múltiplas ordens da equipe para devolver a sexta posição e dois pontos extras para Perez.

O bicampeão mundial afirmou que teve suas razões. Acredita-se que é sua irritação com a batida de Perez na classificação de Mônaco que lhe garantiu o terceiro lugar no grid, à frente de Verstappen.

Perez negou ter batido deliberadamente, e Webber – um veterano de múltiplas sagas de ordens de equipe na Red Bull – acredita que o pedido surpreendeu Verstappen.

“Os chefes de equipe estão sempre gerenciando a dinâmica entre os pilotos e isso é muito fácil quando você não está batalhando por vitórias ou posição no campeonato”, disse Webber ao Speedcafe.

“Para os quatro ou cinco primeiros, geralmente não há fricção real entre os pilotos e é mais fácil para o gerenciamento, mas é diferente quando há campeonatos ou posições no campeonato em jogo entre os dois pilotos”.

“O chefe de equipe embarca em uma jornada também – ele não tem todas as respostas. Em nossa época, era a primeira experiência para mim, Christian (Horner), Sebastian (Vettel) e a própria Red Bull. Houve alguns momentos desafiadores, mas essa é a natureza da coisa”.

“Em retrospecto, algumas decisões poderiam ter sido diferentes e melhores para a equipe ou um piloto em particular, mas o retrospecto é ótimo. Não se pode pressionar o botão de pause no meio da corrida. A comunicação com Max no Brasil pareceu ter lhe surpreendido um pouco”.

“Isso foi tratado internamente após a prova. Tentar falar com o piloto com o capacete nas últimas voltas para tentar entender o cenário geral do que estava acontecendo nem sempre é fácil. Algumas coisas devem permanecer privadas dentro das equipes”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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