Webber: Equipes da Formula 1 ainda estão interessadas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013 às 10:34

Mark Webber

Uma vez fortemente ligado a uma ida para a Ferrari, Mark Webber recebeu uma alfinetada de Luca di Montezemolo antes de se aposentar da Fórmula 1.

Referindo-se à batalha da Ferrari contra a Red Bull pelo campeonato de 2013, Montezemolo declarou ao Gazzetta dello Sport nesta semana: “Nós devemos ter em mente que só um carro da Red Bull está conseguindo resultados”.

De fato, apesar de ter tido uma briga acirrada com o companheiro Sebastian Vettel pelo título em 2010 e vencido corridas em 2011 e 2012, Webber vem tendo um papel secundário ao lado do tricampeão mundial neste ano.

“Nós últimos anos na Fórmula 1, eu sabia que o desejo e a paixão estavam começando a diminuir, e este não é um esporte no qual você deve competir se não estiver dando 100 por cento”, disse o australiano ao Daily Mail.

Webber iniciou sua carreira na Fórmula 1 há mais de uma década na Minardi, chegando ao topo do grid via Jaguar e Williams. Ele admite que cometeu um erro crucial – escolher a Williams em 2005 ao invés de se tornar companheiro de equipe de Fernando Alonso na Renault.

“Infelizmente, eu recusei, as coisas são assim”, afirmou Webber. “Acabou não sendo a melhor decisão”.

Ele insiste que poderia ter continuado na Fórmula 1 se quisesse em 2014, mas acha que ir para Le Mans com a Porsche pode ser uma escolha melhor.

“Ainda havia equipes da Fórmula 1 interessadas – e ainda há agora – mas minha decisão já foi tomada, estou feliz com isso e pensando no futuro. As corridas de endurance são as mais próximas dos carros da Fórmula 1. Os protótipos são muito velozes, talvez no mesmo nível da Fórmula 1 em certas situações”.

Webber disse que a Fórmula 1 atual não se compara à era dos motores V10 e da guerra de pneus entre Bridgestone e Michelin.

“Não me entenda mal, os carros são difíceis de pilotar agora, mas havia uma potência enorme, muita aderência e a pilotagem era extremamente difícil. Agora, o importante é controlar o ritmo durante a corrida e garantir que o carro e os pneus cheguem bem ao final da prova”.

Webber e Vettel nunca se deram bem, mas após o recente GP da Itália, o australiano admitiu que não se sentiu bem com as vaias no pódio. “É a escolha do público, eles decidem como querem ver o que ele (Vettel) está fazendo”, afirmou Webber. “Mas Usain Bolt e Roger Federer não são muito vaiados”, acrescentou ele.

Alguns acham que a Red Bull escolheu Daniel Ricciardo como seu substituto porque Vettel conseguirá lidar mais facilmente com ele. “Ricciardo ficará bem”, insiste Webber. “Ele vencerá corridas e andará muito bem, mas precisa desafiar Sebastian bastante cedo para ter uma boa batalha”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.