Webber: Alpine exagerou apoio financeiro a Piastri

segunda-feira, 5 de setembro de 2022 às 9:14

Oscar Piastri

A Alpine exagerou grosseiramente os milhões supostamente investidos na preparação de Oscar Piastri para a Fórmula 1.

Essa é a opinião do compatriota e empresário de Piastri, Mark Webber, que vem sendo criticado pela maneira como o jovem piloto rejeitou um lugar na Alpine para 2023 em favor de uma estreia com a McLaren.

A disputa acabou no Conselho de Reconhecimento de Contratos (CRB) da FIA, o que no fim das contas só custou mais $600 mil para a Alpine em taxas legais, e a equipe de propriedade da Renault questionou abertamente a “integridade” de Piastri.

Porém, Webber explicou ao jornal Daily Star que Piastri só incendiou o mundo das redes sociais com seu agora famoso tweet por causa do falso anúncio da Alpine.

“É claro que ele ficou constrangido com aquilo, mas precisou traçar uma linha na areia para deixar sua posição absolutamente clara”, disse Webber.

“A Alpine sabia dessa posição antes de fazer o anúncio, o que foi ainda mais frustrante para Oscar. Entrar na F1 é o maior momento da vida dele. O episódio, que não foi totalmente correto, foi realmente duro para ele”.

Ao longo da saga, a Alpine enfatizou os milhões investidos na preparação de Piastri para a F1 com seu programa de desenvolvimento. Contudo, Webber afirmou que os números estão “fora de proporção”.

“Nas categorias juniores, Oscar faturou um bom dinheiro vencendo aqueles campeonatos sem o investimento da Alpine”, insistiu ele. “Mais de 80% do orçamento foi de patrocinadores externos e da família de Oscar. É importante haver algum contexto”.

O CRB acabou favorecendo Piastri e a McLaren – deixando o jovem australiano na situação constrangedora de ainda ter um contrato de piloto de simulador e reserva da Alpine pelo restante de 2022.

Agora, Webber e a McLaren estão tentando encerrar o acordo antecipadamente. “Nós vamos negociar na próxima semana”, confirmou o ex-piloto. “Oscar é um verdadeiro profissional, então ele fará o que for exigido. Tudo depende da Alpine”.

Ao ser questionado sobre a situação, Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, respondeu: “Nós decidiremos na segunda-feira”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.