Warwick diz que pilotos figurões mandam demais na F1

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 às 19:02
Derek Warwick

Derek Warwick

O comissário oficial da FIA, Derek Warwick, pediu que a Formula 1 rejeite as regras que foram introduzidas após o lobby de alguns dos principais pilotos do esporte.

O ex-piloto da F1 acredita que Sebastian Vettel e Fernando Alonso têm dominado demais os regulamentos.

Warwick, que serve como um dos conselheiros para os comissários durante fins de semana de corrida, disse que quer tentar “trazer algum bom senso para as coisas”.

“Os comissários da FIA conhecem bem os regulamentos, mas às vezes nós temos que dar-lhes uma proibição X para um incidente ou outro”, Warwick explicou no Autosport International show.

“Mas eu também tento convencer os pilotos porque eu sempre penso que os regulamentos são feitos para a parte da frente do grid. As pessoas que falam nos briefings dos pilotos com Charlie, como Vettel e Mark Webber quando ele estava lá, Alonso, Jenson Button, todos muito experientes que querem o melhor para eles fazerem suas corridas perfeitas. Então são eles quem realmente forçam as bandeiras azuis, os pilotos sendo penalizados e permitindo que os carros os ultrapassem sem qualquer dificuldade e todo esse tipo de coisa.”

“Nós precisamos ajudar também a parte de trás do grid, eu acho. Tirem as bandeiras azuis. Tirem todas essas penalidades. Vamos voltar às corridas mais duras e acirradas.”

“Deixe que os pilotos entendam como ultrapassar quando estão chegando num carro lento como costumávamos fazer antigamente. Estes rapazes irão apreciar mais a F1 se de repente os grandes pilotos como Lewis Hamilton estiver num tráfego inacreditável sem as bandeiras azuis, será ainda mais inacreditável, e isso trará mais fãs para assistir as corridas.”

Warwick acredita que o aumento do uso de penalidades na F1 tornou-se um desvio para muitos fãs. “É muita abobrinha”, disse ele. “Está demais ‘higiênico’ e seguro.”

“Você não quer tornar os carros menos seguros. Muita gente diz que queremos que seja mais perigoso. Não podemos fazer isso.”

“Mas o que podemos fazer é permitir que eles disputem mais. Temos de permitir que cometam erros. O problema é quando um piloto comete muitos erros e começa a interferir com o campeonato de outros”.

No entanto, Warwick admitiu que não é realista permitir que os pilotos resolvam todas as disputas entre si, como quando ele correu na F1. “Se alguém me criticou na classificação, no próximo GP vamos lá, vamos resolver isso”, disse ele. “Isso não vai funcionar hoje. Há muita mídia, muita pressão, demasiadas corporações, muito dinheiro. ”

Warwick continuará como comissário em 2017. “Eu farei quatro corridas este ano,” disse. “Charlie Whiting me pediu para fazer a Austrália porque poderemos ter muitas brigas, já que será o primeiro GP com o novo regulamento”.

“Eu realmente gosto disso”, acrescentou. “É bastante interessante a quantidade de dados que temos dentro da sala dos comissários: pressão de freio, ângulo de direção, velocidade, saída de curva. Nós temos tudo, e isso é instantâneo. ”

“Temos um engenheiro na sala que registra tudo isso para que possamos voltar e olhar um incidente não apenas de como vemos na TV, mas também temos 60 câmeras no circuito, temos todas as câmeras onboard e todas offboard. Podemos realmente analisar cada incidente.”

“Mas, fundamentalmente, minha ideia como comissário é deixá-los correr. Temos que deixar que eles cometam erros, porque é isso que eles devem fazer. Quanto mais voltarmos a isso, melhor também.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.