Waché explica porque a McLaren superou a Red Bull
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 às 15:30
Pierre Waché
Na temporada passada, a Red Bull Racing perdeu sua enorme liderança sobre a concorrência. As outras equipes melhoraram o equilíbrio em seus carros, tornando-as mais fortes do que a austríaca, que lutava por consistência e equilíbrio. Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, disse ao site The Race que um truque de outras equipes fez com que eles perdessem sua vantagem.
Em algum momento, esperava-se que o período de domínio da Red Bull Racing chegasse ao fim, como todos os períodos dominantes até agora na competição. Mais surpreendente foi a natureza de como isso chegou ao fim. Os austríacos caíram relativamente rápido no ranking e, especialmente, lutaram na segunda metade da temporada, algo que muitas pessoas não esperavam.
Durante os testes de pré-temporada do ano passado, Fernando Alonso disse que já havia 19 pilotos que sabiam que não seriam campeões, referindo-se ao fato de que Max Verstappen ganharia facilmente o título em 2024 também.
Embora Verstappen tenha se tornado campeão, não foi nada fácil. As outras equipes se desenvolveram e ficaram cada vez melhores ao longo da temporada. A McLaren, por exemplo, também introduziu uma asa dianteira flexível e, também em Baku, uma asa traseira flexível foi notada, mas a equipe sediada em Woking teve que remover a última. A Mercedes também introduziu uma asa dianteira semelhante.
Os benefícios do conceito foram maiores do que o esperado. Na verdade, isso fez com que a Red Bull perdesse a liderança, diz Waché: “Tínhamos algum outro aspecto do carro que nos permitiu reequilibrar. Nós nos beneficiamos disso por dois anos. Os outros introduziram essa deflexão da asa dianteira para permitir que eles equilibrassem o carro e, nesse aspecto, eles agora estão na nossa frente”.
“Nós poderíamos reequilibrar o carro por outros meios, enquanto as outras equipes usavam a deflexão da asa dianteira. Para obter um equilíbrio aerodinâmico diferente em função da velocidade, você precisa de algum movimento da suspensão, e quanto mais suave você for, melhor”, explicou.
“Isso é bom para o equilíbrio, mas talvez não para o downforce. Então, a asa dianteira permitiu que eles ainda reequilibrassem uma suspensão muito mais rígida”, concluiu o francês.
asa, equipe, f1, formula 1, max verstappen, mclaren f1, noticias f1, pierre wache, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.