Vowles volta atrás após sugerir desobediência de Albon

segunda-feira, 12 de maio de 2025 às 9:25

Carlos Sainz e Alex Albon

James Vowles, chefe da Williams, voltou atrás depois de sugerir que Alex Albon ignorou as ordens da equipe no GP de Miami.

Durante a corrida, Albon foi instruído a manter a posição atrás de seu companheiro Carlos Sainz, mas imediatamente ultrapassou o espanhol.

“Você me disse que ele foi informado”, reclamou Sainz no rádio. “Eu sei”, respondeu seu engenheiro Gaetan Jego. “Vamos ser os mais maduros, ok?”

No entanto, Sainz continuou expressando sua fúria: “Não é assim que eu corro, pessoal. Não me importo. Perdi muita confiança em tudo aqui”.

Foi nesse ponto em que Vowles entrou no rádio para tranquilizar seu piloto. “Eu concordo com você. Precisamos de um envolvimento adequado dele”, disse ele, supostamente se referindo a Albon.

Contudo, uma semana após o fato, Vowles se retratou, explicando que os engenheiros de corrida de ambos os pilotos foram informados que Albon tinha um problema de resfriamento e precisava de ar limpo.

“Essa mensagem não foi clara em sua construção”, explicou Vowles. “Não estava claro se a ultrapassagem era possível ou não. A principal função é fazer com que o carro esfrie para avançar”.

“Para Carlos, a mensagem comunicada foi ‘Alex não vai atacá-lo’, e Alex recebeu a mesma mensagem de que não deveria ultrapassar Carlos, mas seu DRS estava aberto e ele estava efetivamente ao lado de Carlos completando a manobra”.

“Portanto, não foi Alex desobedecendo as ordens da equipe, foi culpa nossa, precisamos melhorar significativamente a forma como nos comunicamos com os engenheiros e a rapidez com que nos comunicamos com os pilotos. O que posso garantir a todos é que isso simplesmente não vai acontecer novamente”.

Quanto à alarmante mensagem de Sainz revelando que ele havia “perdido a confiança” na equipe, Vowles diz que entende perfeitamente a frustração.

“Eu ficaria desapontado se não tivéssemos pilotos frustrados com o que acontece na pista. Eles estão dando seu coração e alma, e no caso de Carlos, ele estava lutando por um quinto lugar por mérito. Sua paixão é exatamente o motivo pelo qual eu o quero nesta equipe e no carro”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.