Votação pode revolucionar a Formula 1 em 2016

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015 às 17:03

FIA

As mudanças para regras revolucionárias na F1 enfrentam uma votação chave na terça-feira, decidindo se as principais alterações na concepção do carro podem ocorrer em 2016.

Depois de semanas de discussão entre chefes de equipe e chefes técnicos sobre uma revisão das regras, as questões chegarão ao máximo quando, o que poderia ser a votação final, for tomada em uma reunião da comissão de F1, em Genebra.

Embora exista ainda um ano para quaisquer alterações potenciais irem para a pista, mudanças no processo de determinação das regras na F1 significam que, realisticamente, acordos têm de ser feitos esta semana para tornar as alterações possíveis para 2016.

Mudanças introduzidas no ano passado significam que a aprovação da maioria de novas regras agora tem que ser garantida muito mais cedo do que jamais ocorreu antes.

As regras de 2016 só podem ser alteradas após 01 de março se houver apoio unânime de todas as equipes inscritas no campeonato, e tal acordo raramente é possível na F1.

Não é nenhuma surpresa que as equipes estão divididas sobre a extensão e velocidade de execução de quaisquer alterações.

Enquanto as mudanças das regras de motores, destinadas a trazer de volta 1000 hp, não são realisticamente esperadas até 2017, algumas facções querem que a nova geração de carros – com bitola e pneus mais largos e mais downforce – estejam correndo no início da próxima temporada, antes da reformulação do motor.

Nem todas as equipes são a favor deste calendário, com algumas argumentando que adiar por mais um ano permitiria um desenvolvimento mais eficaz em termos de custos e, potencialmente, poderia combinar com um novo contrato de fornecimento de pneus que está previsto para começar em 2017.

O nível de divisão entre as equipes será crucial na votação de terça-feira. Se apenas uma ou duas são contra o plano de 2016, então elas não serão capazes de influenciar a votação para impedir que isso aconteça.

Se a Comissão de F1 não concordar com as mudanças, uma votação extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA ainda será obrigada a ratificar essas alterações.

Isso porque a próxima reunião oficial do Conselho Mundial, onde normalmente as mudanças são ratificadas antes de serem colocadas nas regras, não está programada para ocorrer até o dia 20 de março, em Genebra, quase três semanas depois da data limite de 01 de março.

Caso a Comissão de F1 não concordar com o pacote de mudanças de 2016 esta semana, a nova era das corridas de grand prix será adiada pelo menos até 2017.

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.