Volvo apresenta S60 Concept no Salão de Detroit

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 22:33
Volvo S60 Concept

A Volvo Cars revelou os principais detalhes do Volvo S60 Concept, que será apresentado oficialmente pela primeira vez no Salão de Detroit, entre os dias 11 e 25 de janeiro, e antecipa como será o novo Volvo S60, previsto para ser lançado em 2010. “O novo S60 será um dos mais fortes competidores em um segmento no qual a concorrência é muito acirrada”, diz o presidente e CEO da Volvo Cars, Stephen Odell.

As inovações do S60 Concept incluem tanto aspectos de design exterior e interior como itens técnicos voltados ao desempenho, segurança e meio ambiente. Equipado com motor 1.6 de quatro cilindros, o conceito antecipa a tecnologia GTDi (Gasoline Turbocharged Direct Injection ou injeção direta turboalimentada de gasolina), que deve entrar em produção na segunda metade de 2009. Um conjunto de inovações técnicas permite também reduzir as emissões de CO2 para 119 g/km, além de oferecer uma excelente relação de consumo de 20 km/litro.

As linhas de cupê que inspiraram o S60 original estarão ainda mais marcantes na próxima geração. “O design esportivo transmite visualmente a idéia de uma condução empolgante e posso garantir que o S60 corresponderá a essa expectativa. As características de condução estão melhores do que em qualquer modelo anterior da Volvo. A tecnologia do carro proporcionará também mais segurança aos motoristas”, diz Odell.

Design exterior revela novo DNA da marca

O carro conceito revela que a equipe de design da Volvo Cars está elevando o DNA dos produtos a um novo patamar. A exemplo do novo XC60, a frente do S60 Concept traz a logomarca da Volvo em formato maior na grade, que tem aparência mais refinada e conta com frisos horizontais. Duas lanternas localizadas nos flancos da grade enfatizam a posição vertical da frente e o formato em V do capô. Os faróis angulados fluem por cima do capô escultural e, combinados com as entradas de ar inferiores em formato de trapézio invertido, proporcionam ao carro conceito uma “face” muito expressiva.

“O exterior do carro conceito dá a clara indicação do que os clientes podem esperar do novo S60”, explica Steve Mattin, diretor de Design da Volvo Cars. “Dinâmico, mas sem parecer agressivo, foi desenhado com inspiração no design escandinavo e nas rochas e mares da costa sueca. Uma mistura impressionante de drama e sensualidade”.

Os faróis do S60 Concept combinam influências escandinavas clássicas com tecnologia moderna. Em cada um dos faróis, as lâmpadas criam a imagem de dois barcos viking navegando lado a lado. Quando se dirige no escuro, a luz é refletida pelos LEDs de alta performance, projetando a imagem dos barcos com a vela inflada.

Visto de lado, o contorno de cupê do teto e os gráficos das janelas são acompanhados por uma nova linha inteiramente nova dos ombros, formando uma onda dupla. Dos faróis dianteiros até a traseira, confere um tom emocional e brinca com os detalhes da superfície. As rodas de sete pontas e 20 polegadas e os pneus com baixo perfil também foram especialmente desenhados para o modelo.

As portas traseiras são um show à parte. A abertura é feita a partir do toque em um botão e o movimento é iniciado no sentido tradicional. Na fase seguinte, a porta desliza paralelamente à lateral do carro até chegar a sua posição final, próxima à roda traseira.

“Nos próximos modelos, vocês verão cada vez mais sugestões de design inspiradas em pistas de corrida. As linhas dos carros não terminam abruptamente, mas terão um fluxo contínuo que remeterá aos rápidos vultos das pistas de corrida. No S60 Concept, isso é particularmente visível na parte traseira”, diz Mattin.

As lanternas traseiras, que seguem a curva dos ombros traseiros, são tão avançadas quanto os faróis dianteiros. Desligadas, não têm o aspecto tradicional nas cores vermelha ou amarela. Quando ativadas, porém, assumem as cores indicadas para cada função. O painel de vidro sólido é dividido em fatias horizontais. Na traseira, há também uma entrada de ar retrátil, que se ajusta à velocidade do veículo para aprimorar a aerodinâmica.

Volvo S60 Concept

Interior indica direção de futuro em design

Com o interior do S60 Concept, o diretor de Design da Volvo Cars, Steve Mattin, e sua equipe estão apresentando uma variedade de idéias de nova geração. “Podemos dizer que estamos mostrando o rumo que estamos querendo seguir no futuro. Internamente, o S60 Concept é sem dúvidas o carro mais exclusivo que nós já criamos”, explica Mattin. O interior é composto por detalhes excitantes e juntos proporcionam uma sensação escandinava, cheia de harmonia visual. Um console flutuante feito de cristal artesanal Orrefors flutua como uma onda desde o painel de instrumentos até o encosto do banco traseiro.

O ambiente do motorista foi desenvolvido para proporcionar um controle completo e conveniente de todas as funções. “O velocímetro foi concebido na forma de uma espiral de vidro tridimensional. Os números vão se distanciando gradativamente conforme se acelera. A idéia é que o velocímetro ofereça um lembrete visual de movimento para frente”, explica Steve Mattin.

Segurança: nova tecnologia detecta presença de pedestres na pista

O S60 Concept apresenta também um dispositivo inovador de segurança que pode detectar a presença de um pedestre na pista – e o freio do carro é automaticamente acionado caso o motorista não apresente reação para evitar o perigo. A tecnologia “Collision Warning with Full Auto Brake and Pedestrian Detection” (Alerta de Colisão com Freio Automático Completo e Detecção de Pedestres) será apresentada no novo Volvo S60.

“Até hoje, estivemos focados em ajudar o motorista a evitar colisões com outros veículos. Agora, estamos dando um grande passo à frente com um sistema que também oferece segurança aos pedestres. A nova tecnologia de sensores permite aprimorar em 50% a força de frenagem automática. Nenhum de nossos concorrentes progrediu tanto nesta área até onde temos conhecimento” diz Thomas Broberg, especialista em Segurança da Volvo Cars.

“Nossa preocupação é que a nova tecnologia possa ajudar os motoristas a evitar colisões com pedestres em velocidades até 20 km/h. Se o carro estiver mais rápido do que isso, a idéia é reduzir o máximo possível o impacto. Na maior parte dos casos, nós podemos reduzir em cerca de 75% a força da colisão”, diz Thomas Broberg.

Esta nova tecnologia beneficia também os impactos traseiros com outros veículos. Estudos indicam que em metade das colisões deste tipo não há qualquer ação de frenagem por parte dos motoristas antes do impacto. Nestas situações, o Alerta de Colisão com Freio Automático ajuda a evitar completamente o impacto quando a velocidade relativa entre os dois veículos é inferior a 25 km/h.

Em uma situação de emergência, o motorista recebe primeiramente um aviso sonoro juntamente com um sinal de luz no display no pára-brisa. Com o objetivo de assegurar uma reação imediata e intuitiva, o aviso foi desenhado para parecer um brake light vindo da frente. Se o motorista não responde ao aviso e o sistema identifica que a colisão é iminente, a força de freio integral é acionada automaticamente.

O Adaptive Cruise Control (Piloto Automático) também foi aprimorado no S60 Concept. O radar mantém a distância selecionada para o carro da frente até parar completamente, tornando o sistema útil para situações de trânsito lento nas quais o carro repetidamente anda e pára.

Volvo S60 Concept

Meio ambiente: baixas emissões de CO2 e redução de consumo

O motor escolhido pela Volvo para o S60 Concept é um 1.6 de quatro cilindros com a eficiente tecnologia GTDi (Gasoline Turbocharged Direct Injection ou injeção direta turboalimentada de gasolina), que entrega 180 cv de potência. Em um motor convencional, o combustível é injetado no distribuidor de entrada antes das válvulas de entrada. Com injeção direta, porém, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão sob alta pressão. O primeiro carro com esta tecnologia deve ser produzido na segunda metade de 2009.

Em conjunto com outras particularidades técnicas, o motor permite reduzir as emissões de CO2 para 119 g/km, além de oferecer uma relação de consumo de 20 km/litro. Confira abaixo algumas novidades introduzidas no S60 Concept:

• Combustão estratificada: a câmara de combustão é projetada para formar uma espécie de névoa a partir da mistura do ar e do combustível em torno do plugue de faísca, cercado por sua vez pelo ar puro. Isso permite que o motor opere com um excesso de ar, reduzindo o consumo de combustível.
• Start/Stop: desliga o motor quando o carro está em uma paralisação.
• Duas caixas de engrenagens manuais funcionam paralelamente, cada um regulado por sua própria embreagem.
• EPAS (Direção elétrica assistida): a bomba hidráulica convencional foi substituída por um motor elétrico.
• “DRIVe”: confere ao motorista a possibilidade de reduzir o consumo de combustível por meio de um ‘modo econômico’.
• Um painel retrátil que pode ser fechado para reduzir o arrasto do ar quando houver menos necessidade de refrigeração melhora a aerodinâmica.
• Painéis lisos na parte inferior do carro.
• Utilização de materiais mais leves na estrutura do carro.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.