Os dados de voltas rápidas revelam quem manda na F1?
quarta-feira, 27 de maio de 2026 às 19:30
Largada GP Canadá 2026
Os dados de voltas rápidas do GP do Canadá ajudam a revelar quem manda na F1 neste momento. A quarta vitória consecutiva de Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 1 no Canadá combinou resiliência roda a roda com velocidade pura. Além disso, os dados da média das 10 voltas mais rápidas confirmam o quanto ele controlou completamente a corrida após o abandono de seu companheiro de equipe, George Russell.
O duelo entre os dois pilotos definiu a fase inicial da prova. Entretanto, assim que Russell abandonou com uma perda repentina de potência, a vantagem de ritmo de Antonelli ficou evidente.
A largada ruim de Russell saindo da pole permitiu que Antonelli e Lando Norris o ultrapassassem. Depois disso, Norris parou mais cedo nos boxes por causa dos pneus intermediários usados na largada. Assim, a corrida virou uma disputa direta entre os carros da Mercedes.
Russell recuperou brevemente a liderança. Porém, ele não conseguiu abrir vantagem. Antonelli voltou a pressionar repetidamente e mostrou um ritmo bruto ligeiramente superior. Enquanto isso, Russell respondia com trajetórias mais limpas e uma execução mais precisa.
As trocas de posições foram intensas durante várias voltas. Ainda assim, o duelo permaneceu respeitoso. Houve travamentos de rodas, momentos lado a lado e até situações de quase contato.
Antonelli dominou após abandono de Russell
A disputa terminou de forma abrupta quando o carro de Russell perdeu potência. Sua frustração ficou evidente ao sair do carro. Com isso, Antonelli ficou livre para administrar a corrida em ar limpo.
Os dados de tempo de volta ajudam a ilustrar a hierarquia competitiva atual. Além disso, eles confirmam que a Mercedes ainda possui uma vantagem de cerca de quase três décimos de segundo em ritmo de corrida.
Antonelli registrou a volta mais rápida da prova de 68 voltas com 1:14.210. Max Verstappen fez o segundo melhor tempo ao marcar 1:14.398, ficando 0,188 segundos atrás do piloto da Mercedes.
Curiosamente, os dois marcaram suas melhores voltas na última passagem da corrida em Montreal. No caso do italiano, o objetivo era mostrar o potencial dele e do W17. Já o piloto holandês perseguia Lewis Hamilton para tentar recuperar o P2.
Hamilton registrou o terceiro melhor tempo com 1:14.573 e a segunda melhor média. Dessa forma, o britânico demonstrou um ritmo sólido da Ferrari, mesmo sem o uso do simulador para acertar o carro.
O heptacampeão mundial encontrou dificuldades com os pneus macios de faixa vermelha. Porém, ele foi muito mais competitivo usando os pneus médios. Inclusive, o desempenho impressionou até em comparação com Antonelli.
Isack Hadjar ficou muito próximo de Hamilton ao marcar 1:14.578. O francês terminou apenas cinco milésimos atrás do heptacampeão. Ainda assim, o tempo não reflete totalmente o ritmo de corrida do piloto, já que ele aproveitou a aderência dos pneus novos após uma parada tardia nos boxes.
Ferrari sofreu mais do que Mercedes no Canadá
Charles Leclerc registrou 1:15.397 como melhor volta. Com isso, o monegasco ficou mais de um segundo atrás da referência estabelecida por Antonelli.
Leclerc sofreu para se adaptar aos pneus Pirelli durante toda a corrida. Apesar disso, ele parecia rápido no fim do primeiro stint com os pneus macios desgastados. Entretanto, quase rodou nas voltas finais.
Por causa desse susto, o piloto precisou reduzir o ritmo nas últimas voltas. O objetivo era levar o SF26 da Ferrari até a bandeirada final sem maiores riscos.
Pierre Gasly marcou 1:15.539 e ficou ligeiramente à frente de Oscar Piastri, que registrou 1:15.542. Enquanto isso, Franco Colapinto adicionou um competitivo 1:15.642 para sua equipe.
A melhor volta de George Russell foi 1:15.657, o suficiente apenas para a nona posição na tabela. Porém, esse resultado não representa o ritmo real do britânico, já que ele passou boa parte da corrida duelando diretamente com Antonelli antes do abandono causado por um problema na unidade de potência.
Liam Lawson marcou 1:15.734. Logo atrás apareceu Lando Norris com 1:15.825 após sua parada antecipada nos boxes. Carlos Sainz registrou 1:15.852 e completou o pelotão intermediário extremamente apertado.
Quero ser VIPPelotão intermediário segue muito equilibrado
Oliver Bearman liderou a segunda metade do grid com 1:16.021. Em seguida, Gabriel Bortoleto apareceu com 1:16.221, enquanto Nico Hulkenberg registrou 1:16.267.
Esteban Ocon marcou 1:16.515. Já Sergio Pérez e Valtteri Bottas conseguiram 1:17.172 e 1:18.273, respectivamente. Dessa maneira, a Cadillac voltou a demonstrar dificuldades para encontrar ritmo competitivo.
Mesmo assim, a média das 10 voltas mais rápidas de cada piloto talvez seja uma referência ainda melhor para definir a atual hierarquia da F1 em 2026.
Veja abaixo o gráfico completo:

andrea kimi antonelli, Charles Leclerc, comentar formula 1, f1, ferrari f1, formula 1, george russell, GP de Montreal, gp do canada, lewis hamilton, maior comunidade F1, max verstappen, mclaren f1, mercedes f1, noticias f1, pneus pirelli, ritmo de corrida, temporada 2026, volta mais rapida
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.