Volkswagen confirma intenção de entrar na F1 em 2026

sexta-feira, 8 de abril de 2022 às 12:00

Volkswagen

A Volkswagen “confirmou” oficialmente sua intenção de ver as marcas Audi e Porsche no grid da Fórmula 1 em 2026. Informamos por semanas e meses que a McLaren poderia se unir à Audi, enquanto a Porsche, de propriedade da VW, está de olho em um acordo de fábrica com a Red Bull.

A questão veio à tona na reunião do conselho de supervisão da Volkswagen na quinta-feira. “O conselho de administração e o conselho de supervisão da Volkswagen AG, Porsche AG e Audi AG confirmaram os planos das duas marcas do grupo para uma possível entrada na F1”, disse a Volkswagen. “As marcas Audi e Porsche fornecerão detalhes posteriormente.”

De fato, os acordos dependem não apenas da assinatura de contratos com as equipes de F1, mas a segunda maior montadora do mundo também espera que a FIA ratifique as regras alteradas de motores para 2026. “A decisão sobre a entrada ainda não foi tomada”, esclareceu um porta-voz da Audi. “Estamos na fase final da avaliação”.

“Os novos regulamentos para 2026 e anos subsequentes ainda não estão disponíveis. Eles preveem mudanças de longo alcance para um esporte mais sustentável, que é um pré-requisito para uma possível entrada da Audi. Para este fim, a Audi Sport está em contato com a FIA e assim que uma decisão for tomada, a anunciaremos”, completou.

Embora o acordo Red Bull-Porsche pareça estar firme, acredita-se que as negociações da Audi com a McLaren de fato fracassaram, apesar da troca de uma oferta de 650 milhões de euros. A lenda da F1, Gerhard Berger, acha que a McLaren simplesmente teria relutado em fazer um acordo.

“A McLaren é uma marca muito forte com uma grande história no automobilismo”, declarou ele ao motorsport-total.com. “Eu não acho que tal ativo possa desaparecer”

A revista alemã Auto Motor und Sport citou uma fonte dizendo: “Talvez a Audi só queira que a McLaren acredite que o acordo está fora do ar”.

No entanto, rumores de novas negociações entre a Audi e as equipes Sauber (Alfa Romeo) e Aston Martin estão surgindo agora. Quanto à Red Bull-Porsche, Berger afirmou: “Acho que isso vai acontecer e seria uma ótima combinação”.

“Somente do ponto de vista de marketing, Porsche e Red Bull combinam muito bem. É fresco e legal. A Porsche se encaixa com a Red Bull 100 mil vezes melhor do que com a Renault”, acrescentou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.