Você precisa ser cruel na Fórmula 1, diz Alonso

quarta-feira, 17 de agosto de 2016 às 12:10
Fernando Alonso

Fernando Alonso

O egoísmo é um elemento essencial para o sucesso na Fórmula 1, de acordo com Fernando Alonso.

Em entrevista ao site oficial da McLaren, Alonso – que é considerado um dos melhores pilotos no grid atual – disse que a crueldade é uma das qualidades mais importantes que um piloto de F1 pode ter.

“Você precisa não ter coração”, disse ele. “Você não é inimigo dos outros pilotos, mas tem de concentrar em si mesmo para ganhar. Se você pode ‘machucar’ alguém, obtendo uma vantagem sobre ele, é ainda melhor”.

O espanhol está atualmente em 13º na classificação de pilotos depois de ter dificuldades por resultados desde que voltou para a McLaren no ano passado. No entanto, ele diz que a sensação de dirigir um carro de F1 o mantém na categoria, apesar de ser pouco competitivo no momento.

“Eu sou uma pessoa competitiva e competição é importante na F1, mas eu não corro na F1 pela competição. Posso conseguir isso em outras áreas da minha vida, como no ciclismo e no tênis – ou correr com minha mãe ao supermercado. A razão de correr na F1 é porque os carros me dão a sensação que não consigo em nenhum outro lugar. É única”.

Alonso compara a sensação de como dirigir um kart extremo, mas destaca uma grande diferença.

“É difícil explicar essa sensação porque nada chega perto da F1. Seu cérebro tem de redefinir cada vez que entra no carro, porque as coisas acontecem muito rápido. Se você não pilotar um carro de F1 por poucas semanas, o nível de desempenho toma você de surpresa”.

“Eu corro de kart para desfrutar da competição; eu piloto na F1 por causa dessa sensação. Os estilos de condução no kart e F1 são bastante semelhantes, mas nada de inesperado acontece em um kart. Seu cérebro nunca é pego de surpresa. Você pode prever tudo que o kart vai fazer”.

“Isso não é o caso na F1, onde você é tomado de surpresa o tempo todo. Quando você freia, o seu cérebro leva 0,2s para entender. É uma sensação muito agradável; é essa a sensação”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.