Virtual – VPG Speed registra bom grid em prova inaugural

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 às 17:12

etapa1-vpg-speed

Dos 25 pilotos que alinharam, Fabio Sakita venceu, após contar com a quebra de Marcelo Mattos e ultrapassar Jeferson Richart nos pits

Com a utilização de bolhas de veículos que comumente circulam pelas ruas brasileiras, como Vectra, Corolla, Focus, Bora, Civic, 307, Mégane e Linea, a nova categoria VPG Speed teve sua primeira corrida oficial realizada na segunda-feira (31), com cobertura exclusiva da Race Brasil. No total, 25 pilotos participaram da etapa inaugural, no velocíssimo circuito virtual de Hockenheim, versão antiga.

Logo no início do treino de classificação, Marcelo Mattos (Ghost Racer) registrou um impressionante tempo de 2:13.414. Nenhum piloto conseguiu alcançá-lo, ou sequer entrar na mesma casa de segundo. Jeferson Richart (Racers4Fun) foi o que chegou mais próximo, com 2:14.083. Fabio Sakita (Speed Racing) obteve o terceiro posto, seguido por Anderson Bastos (Racers4Fun) e Artur Vieira (4Brothers).

Após uma primeira volta com muitos enroscos no pelotão intermediário, Mattos, Jeferson e Sakita começaram a abrir dos demais competidores. Jonatan Richart não teve a mesma sorte do irmão e companheiro de equipe. Ele escapou da pista na entrada do estádio e, quando tentava retornar, foi acertado em cheio pela Taurus de Alan Akbar, que perdeu a direção na mesma curva. Jonatan abandonou, enquanto Akbar pôde continuar, para terminar em 14º.

Como já se esperava, muitos pilotos sofreram com problemas de motor. Na volta 9, a vítima foi o líder Marcelo Mattos. “As temperaturas de motor e óleo estavam normais no medidor. Eu estava policiando isso o tempo todo. Meu carro nem fumou ou mostrou sinal de quebra, então foi uma pena, porque a prova estava show e o carro é muito legal”, declarou. Outros seis pilotos passaram pela mesma situação. Desses, apenas Junior Borborema (Taurus) conseguiu arrastar o carro para cruzar em sétimo.

Com a quebra de Mattos, a disputa pela vitória mais uma vez ficou entre Jeferson Richart e Fabio Sakita. Assim como na VPG Pro, Sakita retardou ao máximo seu pit stop e passou o adversário na estratégia, para ser o primeiro vencedor da VPG Speed. Anderson Bastos completou o pódio. Destaques para a corrida de recuperação de Artur Vieira, que caiu para 22º na primeira volta e chegou em quinto, e para Leonardo Sampaio (Caramujos), que mostrou arrojo em três belas ultrapassagens realizadas em cima de Daniel Daisson (Skyline), Lysandro Neto (Speed Racing) e de seu companheiro de equipe, André Castanheira.

Resultado extra-oficial:
1. Fabio Sakita (Speed Racing), 22 voltas
2. Jeferson Richart (Racers4Fun), +0:03.347
3. Anderson Bastos (Racers4Fun), +0:18.640
4. Ernesto Brock (Racers4Fun), +0:27.831
5. Artur Vieira (4Brothers), +0:50.954
6. Filipe Calado (Speed Racing), +0:55.097
7. Junior Borborema (Taurus), +1:02.696
8. Leonardo Sampaio (Caramujos), (s/info)
9. André Castanheira (Caramujos), +1:09.202
10. Francisco Inglês (Caramujos), +1:29.246

O resultado oficial será divulgado no site www.ligavpg.com. A próxima etapa da VPG Speed acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 21h45, no circuito virtual de Laguna Seca, com transmissão ao vivo da Race Brasil.

Clique aqui (http://www.racebrasil.com.br/link.php?www=http://www.racebrasil.com.br/redirect.php?www=player.php?id=701) para assistir o VT da prova na íntegra.
Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.