Virtual – Sport: Sakita ignora pressão dos Richart e se aproxima do título

sábado, 21 de abril de 2012 às 13:00

altavelocidade-sport-t106
“Japonês voador” chegou ao quarto triunfo da temporada e abriu seis pontos para rival Jeferson a apenas uma rodada do encerramento

Se Fábio Sakita (Speed Morredores 1) já estava acostumado a disputar vitórias com o arquirrival Jeferson Richart (Racers4Fun 1), na sexta e penúltima rodada da categoria Sport, da liga Alta Velocidade Virtual, o “japonês voador” teve de aguentar pressão em dobro. Durante a prova disputada na noite da última segunda-feira, no circuito virtual de Red Bull Ring, Sakita também foi atacado pelo irmão e companheiro de equipe de Jeferson, Jonatan, mas conseguiu ignorar as investidas de ambos para conquistar um grand chelem e se aproximar do título.

A classificação já mostrou que a prova seria apertada, com Fábio superando Jeferson por menos de um décimo e marcando a pole. Richart mais velho pulou melhor na largada e fez a primeira curva à frente, mas espalhou e tomou o xis do adversário, que retomou a ponta. Jonatan seguia os dois de perto em terceiro, acompanhado por Leonardo Sampaio (LM).

Enquanto os quatro se comboiavam sem tentar uma manobra definitiva, Jefferson Santana (Epicenter), em nono, segurava um pelotão que tinha Luiz Scapini (Sabugos ++), Ernesto Brock (KBR), Childerico Robson (Turtles) e Cleverson Ferla (Sabugos). Com uma velocidade incrível de reta, Santana não dava chance para os rivais e, mesmo quando era superado, conseguia dar o troco na curva seguinte. Os quatro competidores atrás se revezavam alucinadamente nas tentativas de ultrapassagem e tanta proximidade culminou em um toque entre Brock e o representante da Epicenter. Scapini, Ferla e Robson também se enroscaram no mesmo lance, mas os mais prejudicados foram Ernesto e Childerico, que tiveram de abandonar.

Passada a muvuca no pelotão intermediário, as atenções se voltaram à briga pela primeira posição. Leonardo Sampaio saiu da disputa ao entrar nos boxes no mesmo momento que Jeferson Richart. Os dois dividiam o mesmo box e Sampaio teve de esperar toda a parada do piloto à frente, perdendo mais de 15s. A essa altura, Jeferson havia sido superado pelo irmão, que em certo momento, inclusive, chegou a emparelhar com Sakita em uma das longas retas do circuito austríaco, sem conseguir consumar a manobra.

Mas, graças a um excelente trabalho nos pit stops, Fábio retornou à pista com vantagem de cerca de 3s e controlou o ímpeto da família Richart até o final, para chegar ao quarto triunfo na Sport e abrir importante vantagem de seis pontos para Jeferson a uma rodada do fim. Com maior reserva de nitro nos minutos finais, o vice-líder do certame retomou o segundo posto do irmão nas voltas derradeiras. De acordo com os dois, a troca ocorreu sem jogo de equipe. “Mas, se fosse necessário abrir, eu abriria”, admitiu Jonatan.

Resultado extra-oficial:

1. Fábio Sakita (Speed Morredores 1), 30 voltas
2. Jeferson Richart (Racers4Fun 1), +05.827
3. Jonatan Richart (Racers4Fun 1), +10.717
4. Mauro Botosso (Racers4Fun 1), +33.017
5. Guinther Schroeder (Sabugos ++), +43.712
6. André Zardo (Sabugos), +53.722
7. Rodolfo Reis (LM), +59.049
8. Luiz Scapini (Sabugos ++), +1:02.471
9. Cleverson Ferla (Sabugos), +1:18.740
10. Edilson Carneiro (Speed Morredores 1), +1:20.294

O resultado oficial e a classificação completos estão disponíveis no site www.altavelocidadevirtual.com.br. A sétima e última rodada da categoria Sport está marcada para 30 de abril, a partir das 22h, no circuito virtual de Cingapura. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Para assistir ao VT na íntegra acesse: http://ow.ly/akX4G

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.