Virtual – Speed A abre campanha da Open com dobradinha

sábado, 28 de maio de 2011 às 10:52

vpg-open1

Michel Mendonça comandou a etapa de Istambul, mas um erro quase custou sua vitória; piloto retomou a ponta de Fábio Sakita há três curvas do fim

A nova temporada da categoria VPG Open representou a estreia do mod de Fórmula 2 da liga VPG (ao contrário do que anunciamos antes, de que seriam modelos de F3). Além das expectativas normais de início de campeonato, havia também a preocupação sobre como os pilotos lidariam com carros mais potentes e robustos na etapa de abertura, realizada na quarta-feira (25), no circuito virtual de Istambul. Mas a adaptação dos pilotos foi tranquila. E quem melhor lidou com o novo bólido foi a dupla da Speed A, Michel Mendonça e Fábio Sakita. Especialmente o primeiro, que dominou os treinos e foi o mais rápido durante toda a prova.

Mendonça anotou a pole com 1:42.055, seguido por Sakita, pelo atual campeão da categoria, Jeferson Richart (Racers4Fun), e por seu irmão e parceiro de time, Jonatan Richart. A largada foi marcada pelo enrosco entre Cacá Santos (Speed A) e Chico Inglês (Caramujos) na freada para a traiçoeira curva 1. Michel confirmou a primeira posição, seguido de perto por Fábio, Jeferson, Guinter Schroeder – que fazia o primeiro GP pela nova equipe, a Racers4Fun -, e Jonatan. Os cinco primeiros tinham ritmo mais sólido que o restante do grid e rapidamente deixaram os demais competidores para trás.

A ordem do quinteto foi mantida até a parada obrigatória para reabastecimento. Jeferson Richart perdeu então o terceiro lugar para Guinter Schroeder e teve de remar para alcançar e ultrapassar o companheiro na volta 23. No giro seguinte, Michel Mendonça perdeu a freada e quase ficou preso à caixa de brita, que já havia feito duas vítimas anteriormente. A vantagem foi toda dizimada e ele voltou para a pista cerca de 6s atrás de Fábio Sakita, que virou líder. Alguns minutos depois, outra surpresa: Jonatan Richart também saiu do traçado e, quando tentou retornar, atolou na zebra. Na tentativa de achar tração para soltar o carro, o piloto acabou estourando o motor.

Nos minutos finais, Mendonça conseguiu uma sequência de flying laps e se reaproximou de Sakita. Ambos partiram para a última volta muito próximos. No retão, Michel conseguiu a manobra que lhe devolveu à ponta. Fábio cruzou a linha colado no parceiro, confirmando uma bela dobradinha para a Speed A. “Os treinos para Istambul foram intensos. O setup de classificação ficou muito bom, mas eu tinha dúvidas quanto ao de corrida. E felizmente o setup de corrida estava competitivo também. Parabéns à equipe”, enalteceu o vitorioso. Jeferson Richart iniciou a defesa do campeonato garantindo um lugar no pódio.

Resultado extra-oficial:

1. Michel Mendonca (Speed A), 29 voltas
2. Fábio Sakita (Speed A), +00.399
3. Jeferson Richart (Racers4Fun), +10.000
4. Guinther Schroeder (Racers4Fun), +11.937
5. Marco Memória (Knights) +1:16.313
6. Cacá Santos (Speed A), +1:31.492
7. Mauro Botosso (Racers4Fun), +1:32.231
8. Francisco Inglês (Caramujos), +1 volta (abandono)
9. Gustavo Breves (Caramujos), +1 volta (abandono)
10. Rodolfo Reis (Caramujos), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa serão lançados no site www.ligavpg.com. A segunda etapa da VPG Open ocorre em 8 de junho, a partir das 22h10, no circuito virtual de Motorland. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/53BWx

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.