Virtual – Spa recebe terceira etapa da Le Mans Challenge

quarta-feira, 25 de maio de 2011 às 15:59

virtual-le-mans-spaTrês dezenas de pilotos participaram da prova, mas muitos ficaram pelo caminho no veloz e difícil traçado da lendária pista belga.

A terceira etapa da categoria Le Mans Challenge, da liga rFactor Brasil, disputada na noite de sábado (21), manteve a alta assiduidade apresentada na rodada anterior. O circuito virtual de Spa Francorchamps, com seu lendário traçado de 6,9 km, foi o palco para a prova de 2h20min de duração, que simulou um endurance de 12 horas. Ao todo, 30 competidores adentraram o servidor, mas muitos ficaram pelo meio do caminho nas traiçoeiras e velozes curvas belgas. Com isso, apenas um terço do grid recebeu a bandeira quadriculada.

Um dos afetados pelos problemas de uma prova tão longa para os padrões brasileiros do AV foi Rafael Maione (Turtles), que marcou a pole position geral – consequentemente da classe P1 -, com 1:57.616. Lyssimacos Maraslis (Black Birds), também da P1, foi o segundo. Fabrício Matheussi (Monster) ponteou os classistas da P2, com o sexto tempo, 2:00.848, enquanto Tiago Carvalho (Fire Horse) foi o mais rápido entre os carros da GT1, 2:13.536, e 13º no geral. Na classe GT2, o melhor foi Fabrício Lima (Fire Horse), 18º na soma total dos tempos, com 2:20.369.

Poucos minutos após a largada, os pilotos já começavam a pagar por falhas de concentração. Foi o caso de Lyssimacos Maraslis e Fabrício Matheussi, que rodaram sozinhos. Para Matheussi, o prejuízo foi grande, pois o piloto perdeu a liderança da P2 para Fernando Santi, bem como o segundo lugar para João Vasconcelos (Black Birds). Com muita constância e estratégia de uma parada a menos, o competidor da Monster recuperou o primeiro lugar da classe.

Na volta 24, Rafael Maione, que liderava na P1 e no geral, abandonou. Três dos oito participantes da subcategoria já haviam deixado o GP antes, todos por motivo de acidente. Dois giros depois de Maione, Antônio Carlos (Black Birds) e Frederico Azevedo (Fire Horse) também bateram, deixando apenas Lyssimacos Maraslis como representante da classe na ativa.

À medida que anoitecia, a pista ficava menos visível e mais difícil. Luis Almeida (Sul-Brasil), da GT1, foi uma das vítimas do breu, perdendo a freada e chocando-se contra a barreira de pneus. Lyssimacos Maraslis chegou a rodar e bater no mesmo ponto, mas conseguiu se manter para vencer no geral e na P1. “Eu estava com um bug no simulador sempre que acendia os faróis”, explicou. Na mesma volta que ele, Fabrício Matheussi cruzou em primeito na P2, com Tiago Carvalho e Fabrício Lima confirmando o favoritismo nas classes GT1 e GT2.

Resultado extra-oficial P1:

1. Lyssimacos Maraslis (Black Birds), 67 voltas
2. Antônio Carlos (Black Birds), +42 voltas (acidente)
3. Frederico Azevedo (Fire Horse), +43 voltas (acidente)

Resultado extra-oficial P2:

1. Fabrício Matheussi (Monster), 67 voltas
2. Fernando Santi (Fire Horse), +1 volta
3. João Vasconcelos (Black Birds), +2 voltas

Resultado extra-oficial GT1:

1. Tiago Carvalho (Fire Horse) 61 voltas
2. Pedro Seixas (Fire Horse), +4 voltas
3. Jorge Freitas (Flag), +5 voltas

Resultado extra-oficial GT2:

1. Fabrício Lima (Fire Horse), 57 voltas
2. Rodrigo Guerra (Calango), +9 voltas
3. Dionatan Machado (Delux), +15 voltas (acidente)

O resultado oficial completo e a classificação atualizada das quatro classes serão lançados no site www.rfactor.com.br. A próxima etapa da Le Mans Challenge acontece em 18 de junho, a partir das 20h45, direto do circuito virtual de Le Mans, simulando as famosas 24 horas de Le Mans. A Race Brasil transmite a rodada ao vivo.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/509yo

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.