Virtual – Silva quebra, Leandro triunfa em Losail e Sampaio vira líder da Pro

domingo, 14 de abril de 2013 às 10:54

VPG Pro

Franco favorito ao título, piloto da Global Virtual foi traído por um problema de motor e viu sua situação se complicar no campeonato

Um surpreendente problema mecânico pode ter dado novos rumos à fase final da categoria VPG Pro, que realizou sua sexta e penúltima etapa da temporada no circuito virtual de Losail, no Catar. Franco favorito à vitória na pista de Doha e ao título no final do certame, Fernando Silva (Global Virtual) foi traído por uma quebra de motor enquanto liderava a corrida com sobras, e viu sua situação se complicar na tabela.

Como de hábito, Silva voou no treino classificatório e obteve sua terceira pole em seis provas, com meio segundo de vantagem sobre o companheiro de equipe, Arthur Villaça. Marcelo Leandro (555) alinhou em terceiro no grid, seguido pelo sempre constante Leonardo Sampaio (LM). Na largada, Fernando manteve-se à frente com uma arrancada segura, seguido por Villaça e pela terceira Global Virtual, pilotada por Roberto Silva, que pulou de quinto para terceiro.

Os infortúnios começaram a aparecer para a escuderia verde já na segunda volta, quando Roberto rodou e despencou para 14º, pondo fim à condição de trinca. Duas passagens mais tarde, foi a vez de Villaça errar sozinho, perdendo posições para Leandro, Pedro Oliveira (Alastraa) e Sampaio, indo parar em quinto. Os cinco primeiros seguiram nessa ordem até a parada obrigatória para reabastecimento e troca de pneus, quando Villaça fez um grande trabalho ao retardar seu pit em duas voltas e subiu para terceiro.

Em seguida, Sampaio se livrou do Subaru de Oliveira, herdando uma importante quarta colocação na luta pelo campeonato. Na volta 19, veio o baque: Fernando Silva, que ponteava a corrida sem nenhum susto, viu o motor de seu Aston Martin abrir o bico no deserto, deixando de forma surpreendente a liderança. Leandro então assumiu as rédeas, porém com Villaça em seu encalço, descontando a vantagem volta a volta.

Quando a diferença se encaminhava perigosamente para a casa de um segundo, Arthur voltou a perder o controle do carro e rodou novamente, deixando Marcelo sossegado para chegar ao terceiro triunfo no campeonato, empatando em número de vitórias com o próprio Silva e mantendo o “oligopólio” dos dois em todas as provas da categoria até aqui. Villaça ainda sustentou o segundo lugar, mas o terceiro já era suficiente para que Sampaio subisse a 129 pontos e ficasse três à frente de Fernando.

Dessa forma, o competidor da LM chega como líder da classificação geral à rodada de encerramento, mesmo sem ter conquistado uma vitória. “Eu sabia que este seria um campeonato de regularidade. Por isso, estabeleci como objetivo completar todas as corridas entre os cinco primeiros. E venho conseguindo isso até aqui”, explicou Sampaio, em entrevista logo após a corrida.

Resultado extra-oficial:

1. Marcelo Leandro (555), 25 voltas em 50:04.800
2. Arthur Villaça (Global Virtual), +03.375
3. Leonardo Sampaio (LM), +05.463
4. Adriano Max (Viracopos Gold), +14.083
5. Pedro Oliveira (Alastraa), +20.800
6. Roberto Silva (Global Virtual), +47.640
7. Antônio Vieira (Tonyspeed), +51.243
8. Ricardo Soeiro (Viracopos Gold), +1:00.054
9. Samuel Viana (LM B), +1:19.596
10. Francisco Inglês (LM), +1:20.429

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sétima e decisiva etapa da VPG Pro está marcada para o dia 15 de abril, no circuito virtual de Londrina. A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 22h15.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/jG2Sq

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.