Virtual – Sakita dá o troco e vence primeira na Open

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 às 16:16

vpg-open-2-etapaEm noite inspirada, piloto da Speed Racing conseguiu um grand chelem em Laguna Seca; armadilhas da pista fizeram diversas vítimas

O duelo Fabio Sakita (Speed Racing) x Jeferson Richart (Racer4Fun) continua pegando fogo na liga VPG. Na noite de quarta-feira (9), no circuito virtual de Laguna Seca, pela categoria Open, os dois digladiaram-se mais uma vez, dessa vez com os monopostos da Fórmula 3. Combalido por uma torção no tornozelo, Jeferson pouco pôde fazer para segurar um inspirado Sakita, que conseguiu brilhante performance e um grand chelem na pista estadunidense.

A pole position veio no fim do treino classificatório, com o tempo de 1:18.959. Para ajudar, seu companheiro de equipe, Thiago Santos, foi o segundo, com Jeferson “apenas” em terceiro, logo à frente de Mauro Botosso e seu irmão, Jonatan, formando uma flotilha da Racers4Fun. Na largada, Thiago Santos rodou logo na curva 1 e abriu caminho para Jeferson Richart. Seria só o primeiro de várias escapadas que provocariam o abandono do piloto da Speed Racing, que tão bem havia ido durante a qualificação.

O segundo item do Gran Chellem foi conquistado na regularidade. Fábio soube conter o ímpeto de seu rival, no momento da prova este estava mais rápido, para depois retomar o seu melhor ritmo e abrir vantagem. Retardando o pit stop, como de hábito, o competidor conseguiu garantir 100% das voltas na liderança até a vitória. Por fim, a volta mais rápida foi obtida nos últimos minutos. Quando parecia impossível bater o tempo 1:19.7 de Jeferson Richart, Sakita marcou 1:19.6 e ratificou uma das realizações mais cultuadas no automobilismo.

Apesar do segundo lugar, com mais de 30 segundos de desvantagem, Jeferson, que havia vencido a primeira prova, em Hockenheim, se mostrou satisfeito com o resultado. “Para mim, foi uma vitória, porque meu pé está completamente inchado e torcido, após uma entrada que tomei num jogo de futebol”, contou. Cássio Zpointer (Dharma), na base da constância, galgou várias posições para completar em terceiro e anotar seu primeiro pódio na VPG.

Constância que não foi a tônica da corrida. Muitos pilotos erraram em todos os possíveis e imagináveis pontos da pista. Mais uma vez, a curva Saca-rolhas foi o maior algoz, fazendo vítimas como Marcelo Camarinho (Knights), Márcio Guimarães (Sem equipe) e Mauro Botosso. Botosso, que quase chegou a disputar a segunda colocação com Jeferson, mas teve problemas de freios e terminou em sexto. Jonatan Richart assumiu o terceiro posto desde então, até sofrer queda de conexão. Era tudo o que precisava Zpointer. No fim, apenas nove sobreviventes receberam a quadriculada.

Resultado extra-oficial:

1. Fabio Sakita (Speed Racing), 37 voltas
2. Jeferson Richart (Racers4Fun), +34.243
3. Cassio Zpointer (Dharma), +1:11.518
4. Marco Memória (Knights), +1:18.688
5. Lysandro Neto (Speed Racing), +1 volta
6. Mauro Botosso (Racers4Fun), +1 volta
7. Raphael Lopes (Knights), +1 volta
8. Jonatan Richart (Racers4Fun), +3 voltas (abandono)
9. Marcelo Camarinha (Knights), +4 voltas

O resultado oficial e a classificação estarão disponíveis no site www.ligavpg.com. A próxima etapa da VPG Open será no dia 23 de fevereiro, no circuito virtual de Oberá, com transmissão ao vivo da Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/3TMSJ

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.