Virtual – Sakita conquista segunda vitória “a fórceps” na Pro

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 às 17:54

2-etapa-vpg-proCom erro na volta inicial em Laguna Seca, piloto perdeu liderança, recuperando-a apenas no fim, em intenso duelo contra Jeferson Richart

Quem visualiza a tabela da VPG Pro e observa duas vitórias de Fabio Sakita em duas provas da T1 de 2011 pode até pensar que o campeonato está fácil para o competidor da Speed Racing Team. Ledo engano, pois quem acompanhou as corridas sabe como o piloto vem encontrando fortes desafios e adversários, especialmente no segundo colocado em ambas as etapas e atual campeão da categoria, Jeferson Richart (Racers4Fun).

No GP de Laguna Seca, disputado na segunda-feira (8), mais uma vez os dois duelaram intensamente pela vitória. Sakita teve de arrancá-la “a fórceps” de seu concorrente. O caminho parecia mais fácil quando ele anotou 1:21.586 na classificação e ficou com a pole por uma bela margem de seis décimos. Richart garantiu o segundo lugar, seguido por Julio Cezar (Piratas) e seus companheiros de Racers4Fun, Jonatan Richart e Anderson Bastos.

Jonatan perdeu o bom quarto lugar instantes depois da largada, ao rodar na curva 1. A situação piorou, quando ele teve que pagar um drive through por queimar a largada. Na temida Saca-rolhas, foi a vez de Sakita errar e perder posições para Jeferson e Julio Cezar. Por falar em Saca-rolhas, pilotos como Ernesto Brock (Racers4Fun), Henrique Saldanha (Caramujos) e Cacá Santos (Speed Racing) também erraram naquele ponto, mostrando porque a curva é tão famosa.

Recuperando-se da falha, Fabio Sakita ultrapassou Julio Cezar e foi para cima de Jeferson Richart. Sem espaço para chegar à ponta na pista, o piloto da Speed Team tentou fazê-lo retardando o pit stop, sem sucesso. De volta em segundo, Fabio iniciou uma sensacional arrancada, tirando quase um segundo por volta, até colar em Jeferson.

Na volta 31, após os dois dividirem várias curvas, finalmente Sakita retomou a liderança, a qual não largaria mais. A segunda vitória em duas corridas lhe dá, extra-oficialmente, a liderança do campeonato. Os dois concorrentes avaliaram positivamente a disputa, salientando a maneira limpa como ambos se portaram. “O erro na primeira volta complicou minha corrida. Tentei passar o Jeferson no pit, mas não deu. Teve que ser na pista, na marra”, afirmou Sakita.

A briga também foi intensa pelo terceiro lugar, entre Bruno Mali (Piratas), José Henrique Spontão (Viracopos) e Leonardo Sampaio (Caramujos). Na volta final, o motor do Audi A8 da Piratas abriu o bico. “Não forcei na corrida, fiz um acerto conservador de radiador e estava em ótima recuperação, quando, de repente, ‘booom’”, relatou Mali, que largara em 18º. Sampaio tentou dar o bote para cima de Spontão na última curva, mas perdeu a freada e a chance do pódio.

Resultado extra-oficial:

1. Fabio Sakita (Speed Racing), 36 voltas
2. Jeferson Richart (Racers4Fun), +0:05.704
3. José Henrique Spontão (Viracopos), +0:26.213
4. Leonardo Sampaio (Caramujos), (não disponível)
5. Julio Cezar (Piratas), +0:34.421
6. Anderson Bastos (Racers4Fun), +0:36.334
7. Ricardo Soeiro (Viracopos), +0:37.380
8. Mauro Botosso (Racers4Fun), +0:51.471
9. Ernesto Brock (Racers4Fun), +1:16.758
10. Bruno Mali (Piratas), +1 volta (motor)

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.