Virtual – Rafael Cozzi brilha na abertura da Formula Classic

quarta-feira, 25 de maio de 2011 às 16:16

virtual-classicPiloto da Alliance teve problemas na classificação e largou em último, mas fez uma corrida de recuperação fantástica, para cruzar a linha na outra ponta da tabela.

Com os modelos da temporada 1988 da Fórmula 1, a categoria Formula Classic, da liga F1BC, deu o ronco inicial de seus motores na etapa de Barcelona, realizada na noite de domingo (24). As tradicionais figuras que formam o campeonato tiveram companhia de novos nomes para a prova inaugural. Mas as velhas raposas mantiveram o domínio. Adriano Pinheiro, vencedor dos dois últimos GPs da T1, formou a primeira fila com Leonardo Couto, ambos da Alliance/Lotus. 1:25.897 foi o tempo de Pinheiro, o pole. O atual tetracampeão da F-Classic, Fagner Roberto (Pro Chiara/Williams), fez o terceiro tempo, seguido por Gustavo Frigotto (DarkSide Grip/Benetton).

Mas o grande nome da prova estava em 20º e último lugar no grid. Rafael Cozzi (Alliance/Lotus) errou sua volta de classificação e teve de largar de trás. Mas a vida dá voltas e, com um desempenho fantástico, aliado à estratégia de apenas um pit stop, o piloto encerrou a rodada na outra ponta da tabela. Antes disso, na largada, Fagner tentou o pulo do gato contra Adriano Pinheiro e Leonardo Couto e quase assumiu a liderança, mas acabou com o segundo lugar, atrás Pinheiro. Já na segunda volta, o piloto da Pro Chiara realizou a ultrapassagem. Pouco depois, Adriano rodou e caiu para o oitavo posto.

Fagner mantinha vantagem de cerca de 2s para Leonardo, o vice-líder. Na 10ª passagem, o terceiro colocado já era Rafael Cozzi, que rapidamente escalou o pelotão. Com 18 minutos de prova, Roberto e Couto procuraram os boxes para a primeira de duas paradas. Cozzi se manteve na pista, adotando uma estratégia de apenas um pit. O competidor da Alliance fez o reabastecimento após a metade dos 50 minutos e voltou em segundo. Com um ritmo excepcional, ele tirou quase 1s por volta de Fagner Roberto, que era novamente o líder. Quando Rafael colou no adversário, já era hora de Fagner ir para os pits mais uma vez.

Assim, Cozzi retomou a ponta e conquistou talvez a mais brilhante vitória de sua carreira. Também com tática de uma parada, Adriano Pinheiro se redimiu do erro no início do GP e completou em segundo, formando uma dobradinha da Alliance. O campeão Fagner Roberto iniciou a defesa de seus quatro títulos em terceiro. “Quando eu errei no quali, perdi a confiança. Mas na corrida, quando eu vi que meu ritmo estava bom, mesmo andando no bolo, recuperei a confiança e fui para cima, além de contar com a estratégia de uma parada a menos. Foi uma corrida muito boa”, relatou um extasiado Rafael Cozzi.

Resultado extra-oficial:

1. Rafael Cozzi (Alliance/Lotus), 35 voltas
2. Adriano Pinheiro (Alliance/Lotus), +18.954
3. Fagner Roberto (Pro Chiara/Williams), +21.067
4. Leonardo Couto (Alliance/Lotus), +31.820
5. Ciro Nishimura (OGP/Tyrrell), +48.342
6. Andre Cozza (Pro Chiara/Williams), +58.229
7. Gustavo Tino (OGP/Tyrrell), +1:07.628
8. Henrique Mandziuc (4Brothers/Ligier), +1:09.884
9. Diogo Oliveira (Chiara/McLaren), +1:10.403
10. Andre Pereira (Fúria/Dallara), +1 volta

O resultado oficial e a classificação atualizada serão lançados no site www.f1bc.com. A segunda etapa da Formula Classic dar-se-á em 5 de junho, direto do circuito virtual de Montreal. A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 21h30.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.