Virtual – Quinta etapa da Open tem disputa tripla pela vitória

sexta-feira, 1 de abril de 2011 às 15:33

vpg-open-5a-etapaFábio Sakita e Jeferson Richart protagonizaram brilhante pega do início ao fim, com Michel Mendonça correndo por fora; vitória ficou com Sakita.

Um grid com apenas nove carros poderia sugerir que a quinta etapa da VPG Open, disputada na quarta-feira (30), no circuito virtual de Yeongam, na Coreia, seria a mais monótona da temporada. Mas três figuras que estiveram na pista proporcionaram um grande espetáculo a todos os fãs do automobilismo virtual. Trata-se dos companheiros de Speed A, Fábio Sakita e Michel Mendonça, e do líder do campeonato, Jeferson Richart (Racers4FUn). O trio mostrou equilíbrio nos tempos desde a classificação, com tempos próximos. Sakita fez a pole, com 2:01.219; Mendonça foi o segundo e Jeferson, o terceiro.

A ordem se manteve após a largada, mas, na segunda volta, Jeferson Richart realizou uma bonita ultrapassagem por fora contra Mendonça, assumindo o segundo lugar. Seu irmão e companheiro de equipe, Jonatan, vinha na mesma balada e passou a pressionar Michel, enquanto Jeferson partia para cima de Sakita. No afã de encostar logo em seu rival, Richart mais novo deu o pé cedo demais na saída da curva 4 e rodou, ficando empacado na grama. O piloto conseguiu retornar para pista, na última colocação. Uma passagem antes, Richart mais velho já havia passado por Sakita, tornando-se o novo líder da prova.

A partir daí, Fábio começou uma intensa perseguição, que durou várias voltas. Em cada curva, ambos mudavam o traçado e a estratégia, em um belíssimo jogo de ataque e defesa, o qual Jeferson Richart vinha controlando com maestria. Com a vantagem sempre abaixo de meio segundo, ambos foram para o único pit stop da noite ao mesmo tempo. Jeferson levou vantagem, mas calculou mal o retorno à pista. Fábio viu sua chance e atacou por dentro, os dois se tocaram e Richart rodou. No fair play, Sakita aguardou o adversário se recuperar. Michel Mendonça, que nada tinha com isso, aproveitou para passar os dois e assumir a liderança.

Mas Michel não suportou a pressão e foi reultrapassado por Jeferson e Fábio. Sakita então forçou como não havia tentado antes e arrancou a fórceps a primeira posição, a qual não largaria mais. Mendonça ainda chegou a atacar o piloto da Racers4Fun, até para ajudar seu companheiro a descontar mais pontos na briga pelo campeonato, mas a tentativa foi em vão. O segundo lugar mantém confortável a liderança de Jeferson Richart no topo da tabela. “Disputei algumas freadas com o Sakita porque sabia que era ele, um piloto muito experiente e responsável e que saberia respeitar. Então foi a prova mais divertida da temporada para mim”, declarou.

Resultado extra-oficial:

1. Fábio Sakita (Speed A), 24 voltas
2. Jeferson Richart (Racers4Fun), +0:00.214
3. Michel Mendonça (Speed A), +0:03.059
4. Francisco Inglês (Caramujos), +0:48.263
5. Jonatan Richart (Racers4Fun) +0:55.648
6. Marcelo Camarinha (Knights), +2 voltas (freios)

O resultado oficial e a classificação completa serão divulgados no site www.ligavpg.com. A próxima e penúltima etapa da VPG Open acontece em 13 de abril, no circuito virtual de Caruaru. A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 21h45.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4qii8

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.