Virtual – Pró: Sampaio acerta na estratégia e abre T3 com vitória em Spa

sábado, 21 de setembro de 2013 às 6:20

VPG Pró

Pilotos da LM foram os únicos a conseguirem completar a prova sem trocar pneus, tática que permitiu ao carioca desbancar os favoritos no templo belga

Após algumas semanas de descanso – ou, se preferir, de muito trabalho para a elaboração dos novos modos, testes em pistas e gestão das inscrições -, a liga VPG voltou às competições oficiais na última semana, com a realização da primeira etapa da categoria Pró. O local escolhido para a disputa não poderia ter sido mais perfeito do que o templo Spa-Francorchamps, que recebeu as belas máquinas GT que compõem a categoria, especialmente os novos modelos BMW Z4, Nissan GTR, Dodge Challenger e Audi R8.

Em meio às novidades, um velho conhecido ditou o ritmo na classificação: Ricardo Soeiro (Viracopos). Atual campeão, o carioca foi o único piloto da equipe a seguir com o Camaro, na mais pura filosofia do “não se mexe em time que está ganhando”. A postura se mostrou acertada na classificação, quando o competidor do #44 enfiou meio segundo sobre Leonardo Sampaio (LM) e garantiu preença na posição de honra do grid.

Contudo, Soeiro não apresentou o mesmo domínio na corrida e, logo na volta de abertura, cometeu um erro e caiu para sétimo. Sampaio aproveitou para assumir a dianteira, porém em dura batalha com Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos) e Marcelo Leandro (555) pela ponta. Os três seguiram muito próximos durante quase toda a primeira metade da corrida, mas apenas Dog conseguiu superar o carro vinho e preto do rival, na quinta passagem, depois de diversas alternâncias entre ambos na liderança.

Refkalefsky parecia ter ritmo ligeiramente melhor, mas Sampaio possuía um trunfo na manga: ao achar um acerto que suavizava o desgaste dos pneus, o volante do #69 e seu companheiro de LM, Marcello Menescal, foram os únicos que puderam reabastecer sem fazer a troca dos compostos, feito que deu enorme vantagem de 12 segundos a Leonardo quando este deixou os pits. Tudo parecia correr dentro dos planos para o carioca, exceto por um vacilo que quase pôs tudo a perder: durante sua parada, ele excedeu o limite de velocidade dos boxes e teve de pagar um drive through, perdendo praticamente toda a distância.

Quando Sampaio regressou do cumprimento da punição, Franciscodog havia se aproximado bastante, com o agravante de estar com borracha nova e mais aderente. Para a sorte do piloto da LM, a ameaça só duraria até o 12º giro, pois Sérgio bateu forte na saída da Eau Rouge e foi obrigado a abandonar. No fim, Marcelo Leandro e Ricardo Soeiro, já recuperado de seu mau começo, chegaram a se aproximar perigosamente do líder, mas “Léo” manteve tocada firme até a linha de chegada, para consumar a vitória.

Resultado extra-oficial:

1. Leonardo Sampaio (LM Chevrolet), 22 voltas em 51:41.822
2. Marcelo Leandro (555 Subaru), +01.392
3. Ricardo Soeiro (Viracopos Chevrolet), +01.811
4. Marcello Menescal (LM Chevrolet), +10.991
5. Fernando Silva (Global Virtual Chevrolet), +36.260
6. Felipe Lima (GVR Alastraa Chevrolet), +1:17.012
7. Pedro Oliveira (GVR Alastraa Chevrolet), +1:17.460
8. Edgar Horst Jr. (M Tech BMW), +1:18.201
9. Adriano Max (Viracopos Nissan), +1:31.807
10. Marco de Andrade (M Tech BMW), +1:55.157

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A segunda rodada da VPG Pró será disputada no dia 23 de setembro, a partir das 22h15, no circuito virtual de Lausitzring, na Alemanha. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br
Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/oK5jo

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.