Virtual – Pereira supera obstáculos e é campeão da GT2 Junior

domingo, 15 de maio de 2011 às 10:39

gt2-7

Piloto da HP passou por várias dificuldades que puseram em risco a liderança do campeonato, mas conseguiu se recuperar e garantir o título da categoria

Ricardo Pereira (HP) iniciou o GP de Sepang, último da temporada da GT2 Junior, da liga BrSD Xtreme, disputada na noite de quinta-feira (12), em boa situação quanto ao campeonato. Com 14 pontos de vantagem para seu companheiro de equipe, Pascoal Bertoni, Pereira conseguiu um sólido terceiro lugar no grid de largada, uma posição à frente do concorrente. De volta à ativa depois de duas provas ausente, Alê Laska (Taurus) mostrou a mesma forma de antes, marcando a pole position, 2:03.680. Ao seu lado na primeira fila, outro taurino, Alan Akbar.

O sofrimento de Pereira começou na terceira volta da corrida. Após manter a posição na largada, o líder do campeonato tentou ultrapassar Alan Akbar. Ambos se tocaram e Ricardo levou a pior, bateu no guard-rail e caiu para 10º. Pouco depois, ele se enroscou com Ajean Santos (MIG), perdendo mais duas posições. No caminho inverso, Pascoal Bertoni contava com um erro de Akbar para assumir o segundo posto, ficando com a mão na taça.

Mas seu companheiro de HP ainda não estava morto e, pouco a pouco, Ricardo Pereira começou a recuperar algumas posições. Várias delas foram ganhas na janela de pit stops, graças ao bom trabalho da equipe. Outras foram adquiridas com erros e abandonos alheios, incluindo o de Maurino Junior (Taurus), que vinha em um ótimo terceiro lugar quando viu seu motor explodir a três giros do fim. Sem arriscar (até pelo histórico desfavorável nas disputas que teve durante a prova), Pereira conseguiu assegurar o sexto lugar.

Com isso, Pascoal Bertoni precisaria ultrapassar Alê Laska para ser campeão, mas o taurino estava inalcançável e conquistou um hat trick, com mais de 20s de vantagem para Bertoni. Alan Akbar completou o pódio. Foi a quarta vitória de Laska no campeonato, único a ter mais de um triunfo. O resultado não foi suficiente para o piloto, que tinha chances remotas de ser campeão. “Foi a vitória mais amarga, porque as duas etapas em que eu não compareci fizeram muita falta e, no fim das contas, venceu a assiduidade, a dedicação e a perseverança”, afirmou Laska, referindo-se a Ricardo Pereira, que ficou com título da categoria.

“Eu estava focado em ir para a corrida com o regulamento debaixo do braço. Mas o ímpeto de piloto falou mais alto e eu tentei ir para cima do Alan, a gente se enroscou e sobrou para mim. Depois eu fiquei nervoso, cometi outros erros e vi o campeonato ir por água abaixo. Mas eu consegui me focar de novo depois do pit e recuperar o que precisava”, relatou o campeão.

Resultado extra-oficial:

1. Ale Laska (Taurus), 25 voltas
2. Pascoal Bertoni (HP), +0:21.153
3. Alan Akbar (Taurus), +0:47.275
4. Tiago Carvalho (TAC), +0:48.602
5. Thomaz Jacob (KBR), +0:51.605
6. Ricardo Pereira (HP), +0:54.396
7. Rafael Feher (Speed), +0:58.541
8. Ajean Santos (MIG), +1:29.942
9. Márcio Guimarães (MIG), +1:34.327
10. Ricardo Lobo (Wolf), +1:36.116

O resultado oficial e a classificação final completa da GT2 Junior serão lançados no site www.brsdxtreme.com.br.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4UBNJ

Bernardo Junqueira fecha GT1 com vitória em Sepang

Foi o terceiro triunfo do taurino na temporada, que se tornou o maior vencedor da categoria; o campeão antecipado Bruno do Carmo não compareceu

A sétima e última etapa da categoria GT1 Championship, da liga BrSD Xtreme, realizada na noite de terça-feira (10), no circuito virtual de Sepang, teve novidades no grid. Com o campeonato de pilotos já definido a favor de Bruno do Carmo (4Brothers), as portas para a rodada final foram abertas para os pilotos da GT2 Junior, categoria de acesso. Dos 12 participantes da prova, três eram na GT2: Maurino Junior (Taurus), Ajean Santos (MIG) e Hélio Vamberto (Piratas). As posições finais desses pilotos não foram contabilizadas para a pontuação.

Por falar em Bruno do Carmo, o campeão antecipado não compareceu à última etapa. Com isso, Bernardo Junqueira (Taurus) aproveitou para dominar. Na classificação, marcou 1:53.617, sendo 1s mais rápido que seu companheiro Jonathan Holz, que ficou logo atrás. Luciano Castro (Piratas) e Artur Vieira (4Brothers) formaram a segunda fila. Bernardo largou bem e sustentou a ponta, com Jonathan Holz na sequência. Os taurinos abriram vantagem para Castro, em terceiro, com Holz tentando pressionar o parceiro. Na segunda volta, Jonathan conseguiu a ultrapassagem, mas Junqueira não se deu por vencido e tentou voltar. Após algumas trocas de x, o pole enfim reassumiu a liderança na quinta passagem.

Momentos depois, Jonathan Holz cometeu um erro que permitiu a Bernardo Junqueira se distanciar. Enquanto isso, Fernando Alvarenga (KBR) tentava melhorar sua situação na corrida, após largar em sétimo, adiando seu pit stop. A intenção era superar Artur Vieira, com quem lutava pelo vice-campeonato. A estratégia não deu certo, pois Alvarenga voltou no mesmo quinto lugar que ocupava antes da parada. Vieira rumou firme em terceiro para ficar com o vice na classificação geral por pilotos. Para Fernando, restou o consolo de uma excitante briga com Luciano Castro no fim da prova, que lhe permitiu subir para quarto na última volta.

Em primeiro lugar, Bernardo Junqueira seguiu inalcançável, apesar de alguns sustos provocados por leves escapadas de pista, para conquistar o terceiro triunfo na GT1 Championship, tornando-se o piloto com maior número de vitórias na temporada da categoria.

Resultado extra-oficial:

1. Bernardo Junqueira (Taurus), 27 voltas
2. Jonathan Holz (Taurus), +0:17.005
3. Artur Vieira (4Brothers), +0:35.634
4. Fernando Alvarenga (KBR), +0:39.683
5. Luciano Castro (Piratas), +0:47.662
6. Bruno Mali (Piratas), +1:29.970
7. Tiago Carvalho (TAC), +1:39.034
8. Daniel Daisson (Skyline), +1:40.491

O resultado oficial e a classificação final completa da GT1 Championship serão disponibilizados no site www.brsdxtreme.com.br.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4SkRk

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.