Virtual – Matheussi vence com tranquilidade estreia da IRL Cup

terça-feira, 1 de março de 2011 às 18:34

1a-etapa-rfactor-brasil-irl-cupDepois do adiamento de duas semanas, a categoria IRLCup, da liga rFactor Brasil, finalmente teve sua estreia na tela da Race Brasil, em prova realizada na segunda-feira (28), no circuito virtual urbano de São Petersburgo. Com apenas 10 carros no grid (alguns pilotos virtuais paulistanos relataram impossibilidade de participar, por conta das fortes chuvas em São Paulo), a prova foi dominada pelo “pole man”, Fabrício Matheussi (Monster Energy), que deu o pontapé inicial da melhor forma para a temporada.

Em uma pista escorregadia e traiçoeira, os competidores mostraram, já na qualificação, como seria tenso manter-se intacto durante os 60 minutos de prova. Lino Palladino (CTR), por exemplo, rodou três vezes durante a sessão. Apesar disso, conseguiu se posicionar em quarto, atrás de Paulo Wesley (BSW Paraná), Sérgio Rodrigues (Turtles) e Matheussi, que conquistou a pole com mais de um segundo de vantagem, graças ao tempo de 1:00.070. Fabrício anotou tal marca logo no começo da sessão e tentou por todo o restante baixá-la para a casa de 59 segundos, sem sucesso.

Após o piscar da luz verde, Jorge Pezzolo (MIG) perdeu o controle e bateu, danificando sua asa e suspensão. O piloto-blogueiro conseguiu permanecer na pista, mas acabaria abandonando 31 giros mais tarde, depois de encarar outra forte pancada no muro de “São Pete”. Além dele, Lino Palladino, Valfrido Benevides (Monster Energy) e Alessandro Teixeira (Tornado) foram obrigados a sair da etapa de forma precoce, todos por motivos de acidente.

Entre os remanescentes, Fabrício Matheussi disparava, enquanto a dupla da Turtles disputava o segundo lugar, até o segundo e último reabastecimento, quando Sérgio Rodrigues abriu boa vantagem. “Eu estava tão empolgado com a disputa, que acabei me esquecendo de chamar os boxes e, por isso, quando entrei, os mecânicos não estavam preparados para a troca”, explicou Childerico Robson, que ficou cinco segundos para trás.

Com vantagem de quase um minuto, Matheussi fez ainda uma parada extra, a 10 minutos do fim, para evitar que o desgaste excessivo dos pneus pudesse lhe provocar um acidente. “Eu tinha uma vantagem bem tranquila e sabia que podia fazer mais um pit e voltar na frente, para evitar que o carro ficasse com desempenho crítico no final do stint”, pontuou. Com toda a tranquilidade, o “pole man” venceu um GP completado por apenas seis competidores.

Resultado extra-oficial:

1. Fabrício Matheussi (Monster Energy), 57 voltas
2. Sérgio Rodrigues (Turtles), +0:52.954
3. Childerico Robson (Turtles), +0:53.689
4. Paulo Wesley (BSW Paraná), +1 volta
5. Marcelo Silva (Black Birds), +2 voltas
6. Arthur Bonora (BSW Paraná), +4 voltas

O resultado oficial e a classificação atualizada serão divulgados no site www.rfactor.com.br. A próxima etapa da IRLCup acontece em 14 de março, a partir das 22h40, no circuito virtual de Birmingham, com cobertura exclusiva da Race Brasil.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.