Virtual – Light: Oliveira surpreende favoritos e fatura etapa de Toronto

sábado, 23 de março de 2013 às 10:20

VPG Light

Competidor da Alastraa dominou quarta rodada da temporada desde a classificação, chegando à primeira vitória na competição

Após uma sequência de atuações discretas nas primeiras etapas da temporada 1 da VPG Light, Pedro Oliveira (Alastraa) surpreendeu os favoritos na rodada de Toronto, quarta do campeonato, e conquistou sua primeira vitória na competição. O triunfo foi construído desde o treino classificatório, quando ele roubou a pole position de Antônio Vieira (Tonyspeed) e de Marcelo Leandro (555).

Na largada, Oliveira viu outro Marcelo, o Mattos (4Brothers), arrancar com tudo do quarto lugar, quase passando-o por dentro na curva 1. Mantida a liderança, o competidor do Mégane rosa passou a abrir vantagem não tão robusta, porém suficiente para que ele não fosse incomodado na ponta. Enquanto isso, Vieira despencava após uma partida ruim e Leandro assumia o segundo posto, após manobra em cima de Mattos ainda na volta de abertura.

Chico Inglês (LM) também venceu o duelo com Marcelo (o da 4Brothers) pelo terceiro lugar, deixando-o relegado aos ataques de Ricky Esteves (RGS). Após perder mais uma posição e cair para quinto, Mattos errou sozinho no fechamento da 15ª passagem, batendo na mureta da saída da curva 9. Para sua sorte, ali é onde fica a entrada dos boxes, e ele pôde rapidamente rumar para os pits e fazer o conserto imediato de seu carro. Obviamente, isso não evitou que ele retornasse à pista em décimo, com o desempenho totalmente prejudicado. No fim, ele cruzaria na sétima colocação.

Oliveira adotou uma tática diferenciada e parou cinco minutos antes da metade da prova, na volta 16. “Eu quis fazer um primeiro trecho mais leve, para abrir vantagem e ficar mais sossegado na ponta”, explicou. Deu certo. Quando os demais fizeram o pit obrigatório, entre o 19º e o 22º giro, Pedro voltou tranqüilo à liderança, seguido por Marcelo Leandro e Chico Inglês. Ao contrário do ponteiro, Leandro Heredia (Tonyspeed) e Ricky Esteves se deram mal nos boxes, pois encontraram carros que já haviam abandonado a prova estacionados em suas posições de parada. O competidor da RGS ainda conseguiu minimizar o tempo perdido e ser o sexto, enquanto o outro perdeu três voltas e arruinou a corrida, ficando em 16º no resultado final.

Em segundo, Marcelo Leandro ainda tentou uma aproximação nos minutos finais, mas Oliveira controlou a diferença e cruzou com 3s1 de vantagem. Quem também partiu para um ataque derradeiro foi Inglês, que chegou a reduzir para sete décimos a distância em relação ao vice-líder na volta de encerramento, embora tenha tido de se contentar com o terceiro lugar. O resultado ainda foi suficiente para colocá-lo na liderança do certame, com 77 pontos. Mattos é o segundo, 12 atrás de Chico e um à frente de Leonardo Sampaio, outro representante da LM.

Resultado extra-oficial:

1. Pedro Oliveira (Alastraa), 40 voltas em 50:17.689
2. Marcelo Leandro (555), +03.102
3. Francisco Inglês (LM), +03.846
4. Samuel Viana (LM B), +13.055
5. Leonardo Sampaio (LM), +15.345
6. Ricky Esteves (RGS), +34.355
7. Marcelo Mattos (4Brothers), +1 volta
8. André de Paula (), +1 volta
9. Antônio Vieira (Tonyspeed), +1 volta
10. Dival Costa (Azores), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A quinta etapa da VPG Light será realizada em 25 de março, a partir das 22h15, no circuito virtual de Hungaroring, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/iOoJX

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.