Virtual – Light: Esteves desencanta em Losail e vira líder na reta final

sexta-feira, 19 de abril de 2013 às 19:25

VPG Light

Competidor da RGS teve atuação dominante na penúltima etapa da temporada, chegando à 1ª vitória e subindo ao topo da tabela de pontuação

Depois de bater na trave em várias oportunidades e ser traído pelo azar, Ricky Esteves (RGS) enfim desencantou na sexta e penúltima etapa da categoria VPG Light, realizada no circuito virtual de Losail. Sua primeira vitória não poderia ter vindo em momento mais apropriado, visto que alçou o gaúcho à condição de líder do campeonato na “reta de chegada”, colocando-o como favorito ao título na rodada de encerramento.

Para vencer, Esteves contou antes de qualquer coisa com a devolução de uma “gentileza”: na prova anterior, em Hungaroring, ele havia caído do servidor logo na segunda volta, enquanto liderava, deixando o primeiro lugar nas mãos de Adriano Max (Viracopos Gold). Na pista do Qatar, foi a vez de o atual campeão da liga perder a conexão ainda na passagem de abertura, também num momento em que estava na ponta. Ricky não se fez de rogado, aproveitou a chance e dominou a corrida de ponta a ponta desde então.

No treino classificatório, Max havia marcado sua primeira pole no certame, seguido por Leonardo Sampaio (LM), Samuel Viana (LM B) e Marcelo Leandro (555). Esteves alinhou apenas em quinto no grid, mas conseguiu uma bela arrancada quando as luzes vermelhas se apagaram e pulou para segundo ainda nos metros iniciais, virando o ponteiro da prova quando Adriano caiu. A partir dali, ele comandaria as ações até a linha de chegada.

Sampaio também se manteve em segundo durante quase toda a duração da prova, enquanto seu companheiro de equipe, Chico Inglês, acabou deixando o terceiro lugar nas voltas finais, após ser ultrapassado por Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold). Antes de superar Inglês, Dog já tinha vencido antes um duelo com Viana, que tentou aproveitar o embalo e também partir para cima de Chico. Após uma árdua batalha nas passagens finais, Inglês acabou conseguindo sustentar ao menos o quarto posto.

Com a vitória, Ricky Esteves subiu para 105 pontos na tabela, tendo nove de vantagem sobre o próprio Chico, segundo colocado. Marcelo Mattos (4Brothers), que não correu em Doha, ainda é o terceiro, com 92, e ainda está vivo na briga. Leonardo Sampaio (91), Franciscodog (83), Adriano Max (79), Marcello Menescal (79) e Pedro Oliveira (76) também possuem chances matemáticas, já que ainda há 33 pontos em disputa e nenhum dos sete primeiros colocados carrega tentos descartados para a última prova.

Resultado extra-oficial:

1. Ricky Esteves (RGS), 24 voltas em 50:26.116
2. Leonardo Sampaio (LM), +11.032
3. Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold), +13.777
4. Francisco Inglês (LM), +23.856
5. Samuel Viana (LM B), +25.639
6. Pedro Oliveira (Alastraa), +52.378
7. Marcello Menescal (LM), +55.775
8. Thiago Scherer (RGS), +56.133
9. Antônio Vieira (Tonyspeed), +1:08.189
10. Rodolfo Reis (LM B), +1:13.184

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sétima e decisiva etapa da VPG Light será realizada no dia 22 de abril, no circuito virtual de Londrina. A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 22h15.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/jTsyl

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.