Virtual – Light: Brunno Santos se dá bem na estratégia em Portland

domingo, 28 de julho de 2013 às 5:30

VPG Light

Piloto da JEG repetiu tática de retardar pit e não trocar pneus, mas ainda teve de fechar a porta para Henrique Scheibe antes de confirmar a vitória

A vitória já vinha rondando a garagem de Brunno Santos (JEG) na T2 da categoria VPG Light há certo tempo. Afinal, ele até chegara a comemorar um primeiro lugar em Homestead, anulado por conta de uma punição, e também ficara perto de faturar a rodada do Anhembi, quando ponteou as ações até os cinco minutos finais, mas acabou caindo do servidor. Na etapa de Portland, quinta da temporada, o pernambucano enfim saiu da seca, novamente utilizando um inteligente jogo estratégico para tal.

Na classificação, o piloto do Mégane #126 ficou em segundo, a apenas três centésimos do pole Marcelo Carneiro (CTC). Entretanto, quem surgiu com força na largada foi Henrique Scheibe (RGS), partindo de sexto no grid para assumir a vide-liderança logo na curva 1. Carneiro sustentou a dianteira, mas cometeu uma sequência de erros seguidos entre a segunda e terceira passagens, indo parar na 10ª colocação. Pouco depois, ele voltaria a exigir demais de seu motor Renault, sofrendo a quarta quebra de sua unidade em cinco provas.

Scheibe passou então a lutar pela liderança com outro carro da CTC, conduzido por Heverton Costa, enquanto Santos, que arrancara mal, se recompunha em terceiro, brigando com seu xará de sobrenome, Sidney, também da CTC. As duas disputas foram intensas, parelhas e cheias de reviravoltas, com trocas de posição entre os envolvidos até a janela de pitstops. Henrique foi o primeiro a parar, na volta 22, seguido por Heverton, na 24, e Sidney, na 25. Brunno, obviamente, optou por retardar sua entrada e, quando o fez, no 27º giro, realizou um trabalho relâmpago de apenas seis segundos, já que não trocou pneus.

Dessa feita, o representante único da JEG regressou à pista ainda na frente, com Scheibe já livre de Costa, num solitário segundo posto. O gaúcho usou todas as suas reservas para encostar no líder e, na abertura da antepenúltima passagem, já estava embutido no veículo do rival. Na saída da reta oposta, veio o bote, deixando Henrique em primeiro por alguns metros. Porém, ele acabou retardando demais a freada da última curva, possibilitando que Brunno retomasse a dianteira por dentro, com direito a um “chega para lá” que levou o adversário a quase rodar.

Scheibe ainda tentou uma última aproximação nos dois giros derradeiros, mas Brunno seguiu em tocada firme até o final, recebendo a bandeirada com 350 milésimos de frente. Costa completou o terceiro e, nessa configuração de pódio, os três encostaram nos líderes do campeonato, Pedro Oliveira (Alastraa White) e Thiago Scherer (RGS), que cruzaram só em nono e sétimo, respectivamente. Oliveira subiu a 89 pontos na tabela, dois a mais do que Scherer. Scheibe (74), Costa e Brunno Santos (70), e até Sidney Santos (69) continuam vivos na disputa pelo título.

Resultado extra-oficial:

1. Brunno Santos (JEG), 44 voltas em 50:51.993
2. Henrique Scheibe (RGS), +00.350
3. Heverton Costa (CTC), +13.269
4. Sidney Santos (CTC), +20.874
5. Júlio Coimbra (sem equipe), +32.396
6. Bruno Maggiori (sem equipe), +46.437
7. Thiago Scherer (RGS), +50.008
8. Pedro Albuquerque (JEG), +1:03.346
9. Pedro Oliveira (Alastraa White), +1 volta
10. Guilherme Strich (RGS), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sexta e penúltima etapa da VPG Light será realizada no dia 1º de agosto, no circuito virtual canadense de Mosrport. A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 22h15.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/n7Kig

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.