Virtual – Junqueira se dá bem na estreia da rFB Stock Car V8 S1

terça-feira, 11 de outubro de 2011 às 15:44

rfb-stocks1-1Controlando o consumo de combustível, piloto da Turtles fez um pit a menos que Adriano Pinheiro e venceu a etapa de Jacarepaguá

A estreia da categoria Stock Car V8 Série 1, da liga rFactor Brasil, realizada na noite de quinta-feira (29), no circuito virtual de Jacarepaguá, foi recheada de grandes pegas na pista e também de estratégia. Antes da prova, a dúvida era se o consumo de pneus e combustível permitiria a tentativa de três pit stops, ou se seria melhor apostar em quatro paradas. Adriano Pinheiro (Alliance Sky), que marcou a pole position da prova, com 1:17.078, preferiu partir para uma visita a mais aos boxes, ao passo que Bernardo Junqueira (Turtles) correu para apenas três pits.

Após a largada, Pinheiro manteve a liderança, mas cometeu um pequeno erro na segunda volta, o que permitiu a Junqueira assumir a ponta. Enquanto isso, a corrida pegava fogo no meio do pelotão, com muitas disputas e carros lado a lado por toda a parte dos 3.037 metros do circuito virtual carioca. Numa dessas brigas, Alexandre Santos, Frederico Azevedo (ambos da Fire Horse) e Alexsandro Tavernard (Flag) escaparam de forma sincronizada na curva 3. Pouco depois, Tavernard tocou na traseira de Cristiano Gomes (Calango), que acabou rodando na entrada da reta oposta.

Refeito do deslize inicial, Adriano Pinheiro voltou com força à briga pela ponta com Bernardo Junqueira. Sem conseguir passar na pista, o representante da Alliance Sky parou duas voltas antes que o rival e retornou à frente. No entanto, Adriano erraria de novo, pouco depois, dessa vez na curva 1, cedendo o primeiro lugar ao adversário pela segunda vez. Ao mesmo tempo, Tiago Carvalho (Fire Horse), Sérgio Rodrigues (Turtles), Tadeu Costa (Firegamers Racing) e Eraldo Silva (Ghost) disputavam a terceira posição. Por um problema nos freios, Rodrigues deixou prematuramente a disputa e foi obrigado a abandonar. Costa deixaria a corrida alguns giros mais tarde, ao bater forte na proteção de pneus da entrada da terceira curva.

Parando cada vez mais cedo com relação aos rivais, Adriano Pinheiro deixou claro que não estava economizando equipamento e partiria para quatro pits. O “manche man” voltou da última parada em terceiro, atrás de Tiago Carvalho. Sem precisar poupar etanol, Pinheiro foi para cima de Carvalho e ambos passaram a penúltima volta inteira trocando posições, entre erros e toques. No fim, Adriano levou a melhor e ficou com o segundo lugar. Em primeiro, Bernardo Junqueira controlou bem o consumo e cruzou iniciar sua campanha na categoria com vitória. Atrás de Pinheiro, o segundo, Tiago Carvalho, Eraldo Silva e Fernando Santi (Fire Horse) tiraram muito o pé na volta final, mas conseguiram terminar em terceiro, quarto e quinto. Rogério Pavan (Flag) não teve a mesma sorte e sofreu pane seca antes de cruzar a linha, o que deixou Carlos Pinto (Pegoraros) com a sexta colocação.

Resultado extra-oficial:

1. Bernardo Junqueira (Turtles), 53 voltas
2. Adriano Pinheiro (Alliance Sky), +06.425
3. Tiago Carvalho (Fire Horse), +25.180
4. Eraldo Silva (Ghost), +43.753
5. Fernando Santi (Fire Horse), +47.330
6. Carlos Pinto (Pegoraros), +1:21.920
7. Rodrigo Matzumuro (Turtles), +1:44.565
8. Rogério Pavan (Firegamers), +1 volta (pane seca)
9. Rodrigo Laurito (Fire Horse), +1 volta
10. Nataniel Carvalho (sem equipe), +1 volta

O resultado oficial e a classificação atualizada serão divulgados no site www.rfactor.com.br. A segunda rodada da Stock Car V8 S1 está programada para o dia 13 de outubro, a partir das 22h10, no circuito virtual de Interlagos. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/6K3Qn

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.