Virtual – Ivan Carmona levanta a taça da Fórmula rFB

sábado, 13 de agosto de 2011 às 12:07

rfb-formula-6

Segundo lugar em Hungaroring foi mais que suficiente para que o fantasma assegurasse o campeonato; Marcos Gomes foi o vencedor

Ivan Carmona precisava apenas de um quinto lugar para garantir o título da categoria Fórmula rFB, da liga rFactor Brasil. Mas o competidor da Ghost foi além e, com a segunda colocação na etapa de Hungaroring, sétima e última da temporada, disputada na noite de terça-feira (10), tornou-se campeão com 22 pontos de vantagem sobre Tiago Carvalho (Fire Horse). O companheiro de Carmona, Marcos Gomes, dominou a prova praticamente de ponta a ponta e liderou uma dobradinha da Ghost no fim dos 70 minutos.

Gomes já havia se imposto no qualifying, quando marcou 1:30.823 e obteve a segunda pole position consecutiva na categoria. Ivan fez o segundo tempo, enquanto seu rival direto pela taça, Tiago Carvalho, ficou em quarto, atrás de Ronald Paloschi (Black Birds). Para melhorar a situação do fantasma, Carvalho largou mal e foi superado pelo companheiro de Fire Horse, Rodrigo Laurito. Quem achava que haveria jogo de equipe entre os dois se enganou: Laurito defendeu a posição e, na tentativa de ataque, Tiago acabou rodando na última curva, sendo superado por João Vasconcelos (Black Birds).

As dificuldades enfrentadas por Carvalho na corrida o deixaram ainda mais distante do topo da tabela. Em um erro de Vasconcelos, Tiago conseguiu recuperar a quinta posição e, no primeiro de dois pit stops (todos apostaram nessa mesma estratégia), o piloto da Fire Horse superou o parceiro Rodrigo Laurito. Os dois seguiram juntos e se aproximaram de Ronald Paloschi, o terceiro. Na segunda janela de paradas, Carvalho passou Paloschi e subiu para terceiro. Laurito não conseguiu o mesmo e passou a pressionar Ronald na pista. Sob pressão, o piloto da Black Birds perdeu a freada da chicane, tocou em um bump e alçou vôo. Paloschi conseguiu segurar o carro no pouso, mas os danos da queda brusca puseram fim antecipado à sua prova.

Carvalho não conseguiu se afastar de Laurito e foi superado por Rodrigo na última curva. Na frente, Marcos Gomes controlou o ímpeto de Ivan Carmona e obteve sua única vitória na temporada da Fórmula rFB. Carmona cruzou satisfeito com o segundo lugar, já como campeão extra-oficial da categoria. “O campeonato foi demais desde a primeira etapa. Eu, Tiago [Carvalho] e Lyssimacos [Maraslis] travamos uma batalha fantástica. Acho que o que me deu o título mesmo foi tomar a vitória do Carvalho na última curva em Nürburgring. Ali, eu joguei uma ducha de água fria nele e evitei vir para a última prova com uma vantagem muito pequena”, descreveu o campeão.

Resultado extra-oficial:

1. Marcos Gomes (Ghost), 46 voltas
2. Ivan Carmona (Ghost), +05.819
3. Rodrigo Laurito (Fire Horse), +1:15.020
4. Tiago Carvalho (Fire Horse), +1:15.391
5. João Vasconcelos (Black Birds), +1 volta
6. Paulo Kareka (Kareka´s), +3 voltas

O resultado oficial e a classificação final completa da Fórmula rFB serão publicados no site www.rfactor.com.br.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/60bBr

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.