Virtual – Furiano é soberano na segunda etapa da Indy Light

sábado, 12 de fevereiro de 2011 às 19:43

f1bc-indy-light-2a-etapaVelocidade, soberania e controle pleno da situação. Esses foram os ingredientes que fizeram de Daniel Furiano o vencedor da segunda etapa da categoria Indy Light, da liga F1BC, que ocorreu na sexta-feira (11), no quadrioval virtual de Atlanta, com transmissão da Race Brasil. O piloto da Fúria esteve sempre mais rápido, desde os treinos. E, com muito auto-controle, precisão e sorte, pôde escapar dos inúmeros incidentes de pista, que culminaram em um total de 10 bandeiras amarelas.

O desempenho na classificação já apontava que Furiano estaria forte em Atlanta. Com 23.153, Daniel cravou a pole, seguido por Rodolpho Amorim (Brahmeiros), Eidy Olivier (Sinister), Adriano Fraporti (Brahmeiros) e Matheus Maia (sem equipe). Na largada, enquanto os companheiros de Fúria, com mais tração, passavam vários carros (tanto que Beto Almeida subiu de nono para segundo), os da Brahmeiros faziam o caminho inverso, já que Amorim caiu para quinto e Fraporti despencou para nono.

Após quatro voltas de pé embaixo (o maior trecho contínuo de bandeira verde de toda corrida), um big one obrigou a primeira intervenção do Safety Car. Pelo menos 10 carros foram envolvidos e Leonardo Jafet (Pegoraros) abandonou. Muitas das bandeiras amarelas foram acionadas por pilotos que deram o pé cedo demais nas relargadas, ou que pisaram na faixa branca da parte interna. Nesse prisma, Gilberto Azevedo (Sinister), vencedor da primeira etapa, sem conseguir repetir a atuação de Daytona, sofria com enroscos no pelotão intermediário. O então líder do campeonato conseguiu prosseguir, aos trancos e barrancos, finalizando em oitavo.

Daniel Furiano, por sua vez, liderou praticamente toda a prova. Com tantas voltas em velocidade limitada pelo SC, ele poderia até ter ido até o fim sem parar, como fizeram alguns concorrentes. Precavido, Daniel parou a cerca de 25 minutos do fim. Contando com a grande vantagem do carro nas relargadas e com o melhor desempenho, repassou rapidamente os adversários nos poucos stints de pista liberada, até retomar a liderança, a qual não largaria mais.

Mesmo passando ileso por toda a seara de confusões, o vencedor quase acertou um retardatário rodado na pista, ainda na primeira metade do GP. “Foi por uma fração de segundos que consegui desviar”, contou. Rodolpho Amorim e Adriano Fraporti, que ficaram entre os três primeiros na etapa inicial, mas perderam os postos por conta de punições, conseguiram repetir o pódio. “Eu não me envolvi em nenhum acidente cuja culpa possa ser atribuída a mim. Então, dessa vez, acredito que o pódio deva ser confirmado”, disse Rodolpho.

Resultado extra-oficial:

1. Daniel Furiano (Fúria), 62 voltas
2. Rodolpho Amorim (Brahmeiros), +0:00.806
3. Adriano Fraporti (Brahmeiros), +0:00.893
4. Matheus Maia (sem equipe), +0:01.199
5. Dionatan Machado (Delux), +0:01.445
6. Larcio Medina (Chiara), +0:01.912
7. Raphael Freire (MidiaSom), +0:03.028
8. Gilberto Azevedo (Sinister), +0:03.244
9. Elizeu Filho (Brahmeiros Black), +0:03.479
10. Paulo Maeda (Brahmeiros Black), +0:03.537

O resultado oficial e a classificação atualizada sairão no site www.f1bc.com. A próxima da Indy Light será no dia 25 de fevereiro, a partir das 21h30, no circuito virtual de New Hampshire, com transmissão ao vivo da Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/3VaFU
 
Na estratégia, Ale Laska leva primeira etapa da GT2 Junior

Adiando ao máximo seu pit stop, piloto da Taurus superou Marco Memória para vencer, em corrida cujo Safety Car foi puxado por um piloto de verdade

Na noite de estreia da categoria GT2 Junior, os pilotos iniciantes e de menor experiência na liga BrSD Xtreme mostraram não apenas velocidade, como também muito preparo mental e raciocínio estratégico no circuito virtual de Indianápolis. Nesse quesito, ninguém mandou melhor que Alê Laska (Taurus), que, com uma brilhante tática de box, conseguiu vencer a prova transmitida pela Race Brasil, na noite de quinta-feira (10).

Na qualificação, cinco décimos separaram Laska, o pole, com o tempo de 1:23.539, do quinto colocado, Pascoal Bertoni (HP). Entre eles, de segundo a quarto, ficaram Hélio Vamberto (Piratas), Thomas Jacob (KBR) e Marco Memória (Knights). A BrSD Xtreme inovou, ao colocar Fernando Alvarenga, piloto da KBR, para guiar o Safety Car que puxou os 28 carros para a largada lançada. A partida foi limpa – o que já deixou à mostra a maturidade dos envolvidos na GT2 -, e o melhor foi Marco Memória, que assumiu a ponta. Depois de sofrer pressão de Alê Laska, o piloto da Knights passou a abrir a partir da sexta volta. Enquanto isso, Thomaz Jacob (KBR) e Pascoal Bertoni (HP) disputavam o terceiro lugar.

Pela quinta posição, Adriano Gil (Knights) e Hélio Vamberto travaram maravilhoso duelo, com direito a muitas divididas. Vamberto acabou levando a melhor. Gil perdeu também posições para Heron Batista (sem equipe) e André Martins (Piratas). Na volta 13, Guilherme Romano (HP) freou tarde demais ao tentar passar Maurino Junior (Taurus) e entrou para o seleto grupo de três competidores que abandonaram a prova. “Infelizmente recebi um toque involuntário e a suspensão quebrou. Perdi muito desempenho e foi fim de corrida”, disse.

No décimo sétimo giro, Marco Memória errou sua posição de pit na hora de reabastecer e perdeu preciosos segundos. À base de muita constância e sutileza com o equipamento, Alê Laska conseguiu retardar seu reabastecimento até a volta 30. Com 30 segundos de vantagem, o piloto da Taurus pôde apenas realizar um splash and go, para voltar na frente e garantir a vitória, em uma aula de estratégia até para os mais experientes.

Resultado extra-oficial:

1. Alê Laska (Taurus), 33 voltas
2. Marco Memória (Knights), +0:05.282
3. Pascoal Bertoni (HP), +0:18.394
4. Thomas Jacob (KBR), +0:22.477
5. Helio Vamberto (Piratas), +0:33.871
6. André Martins (Piratas), +0:37.427
7. Adriano Gil (Knights), +0:46.983
8. Alan Akbar (Taurus), +1:00.585
9. Pedro Accarini (Taurus), +1:05.035
10. André Lobo (Wolf), +1:05.095

A classificação completa estará disponível no site www.brsdxtreme.com.br. A próxima etapa da GT2 Junior é no dia 24 de fevereiro, a partir das 22h10, no circuito virtual italiano de Vallelunga, com transmissão ao vivo da Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/3Uwk0
 
Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.