Virtual – Fagner Roberto é tetracampeão da Fórmula Classic

segunda-feira, 21 de março de 2011 às 20:42

f1bc-formula-classic-5a-etapaSegundo lugar em Melbourne e uma combinação favorável de resultados deram título antecipado ao piloto da Pro Chiara, em prova vencida por Adriano Pinheiro

Com duas rodadas de antecipação, já é conhecido extra-oficialmente o primeiro campeão entre os campeonatos transmitidos pela Race Brasil. Fagner Roberto (Pro Chiara) é provisoriamente o campeão da Fórmula Classic, da liga F1BC. O quarto título seguido do piloto na categoria foi alcançado na noite de domingo (20), no final quinta etapa, disputada no circuito virtual de Melbourne. Com consistência e uma pitada de sorte, Fagner conseguiu a combinação de resultados necessária para abrir mais de 104 pontos de vantagem para as duas últimas provas.

Durante a classificação, a tocada conservadora do multicampeão gerou o sétimo lugar no grid. Adriano Pinheiro (Ghost) marcou o temporal de 1:32.524, cravando a pole com quase meio segundo de vantagem para Rafael Cozzi (Alliance). Ciro Nishimura (MIG), adversário mais próximo de Fagner na tabela, partiu em terceiro, com Gustavo Frigotto (sem equipe) a seguir. O vice-líder na pontuação, Renato Dornelles (Pro Chiara), mais uma vez não participou. Nishimura começou a facilitar a vida de Fagner ao cair para sétimo na primeira volta, apesar da largada limpa.

Pinheiro disparava, ao mesmo tempo em que Fagner Roberto ultrapassava Leonardo Couto e Maurício Jr, subindo para o quarto lugar, que virou terceiro, com dois erros seguidos que derrubaram Rafael Cozzi para quinto. A partir daí, o ainda tricampeão iniciou forte pressão sobre Gustavo Frigotto. Um pouco mais atrás, Ciro Nishimura protagonizava belíssimo pega com Maurício Jr. Em raro momento de afobação, Fagner rodou sozinho, mas não perdeu o terceiro lugar. Logo depois, todos eles iniciariam a janela de pit stops. Após um duelo de alto nível na pista, Nishimura e Maurício Jr brindaram a transmissão com um lance bizarro nos boxes: Ciro freou tarde demais e abalroou Maurício, que bateu na mureta e perdeu o bico.

Os Rafaéis Cozzi e David tinham estratégias diferentes, de dois pits, e foram para segundo e terceiro. Os dois quase acertaram em cheio o líder Adriano Pinheiro, quando este escapou da pista na curva 14. Pinheiro retomou a ponta assim que Cozzi fez o segundo reabastecimento. Frigotto voltou à segunda colocação, tendo Fagner e Nishimura na sequência.

A quatro voltas do fim, Ciro encontro Fernando Ferreira (Brahmeiros) lento, na saída da curva 5. Sem ter para onde ir, o japonês voador encheu a traseira do retardatário, perdeu o controle do carro e bateu forte. Fim de prova e de campeonato, já que, com o terceiro posto, Fagner Roberto abriria mais do que os 12 pontos suficientes para levantar o caneco. No fim, o piloto da Pro Chiara ainda ganhou a segunda posição de um azarado Gustavo Frigotto, que perdeu a chance do terceiro pódio seguido devido a uma pane seca. Adriano Pinheiro, soberano, venceu com tranquilidade.

Resultado extra-oficial:

1. Adriano Pinheiro (Ghost/AGS), 32 voltas
2. Fagner Roberto (Pro Chiara/Williams), +0:05.674
3. Rafael Cozzi (Alliance/Lotus), +0:27.757
4. Rafael David (Vakuum/March), +0:42.173
5. Leonardo Couto (Alliance/Lotus), +1:03.811
6. Mauricio Jr (Pro Chiara/Williams), +1:11.735
7. Gustavo Frigotto (sem equipe/Osella) +1 volta (pane seca)
8. Celso Jorge (Alliance/Lotus), +1 volta
9. Alan Fernandes (Fúria/Dallara), +2 voltas
10. Fernando Ferreira (Brahmeiros/Zakspeed), +3 voltas

O resultado oficial e a classificação atualizada estarão disponíveis no site www.f1bc.com. A próxima e penúltima etapa da Fórmula Classic acontece em 3 de abril, a partir das 21h30, no circuito virtual de Sepang, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4iAiS

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.