Virtual – Eraldo Silva continua soberano na Stock Light

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 às 19:38

rfactor-brasil-stock-light-2a-etapa

Eraldo Silva segue soberano e imbatível na atual temporada da Stock Light, categoria da liga rFactor Brasil. Na noite de quinta-feira (25), no circuito virtual de Salta, o competidor da Ghost Racer obteve a segunda vitória em duas provas disputadas, com direito a pole position e liderança intocável durante as 43 voltas. No qualifying, o lugar de honra no grid foi conquistado no final da sessão, com o tempo de 1:37.157. André Policastro (Amigos Racing), recuperando-se da má primeira etapa, ficou em segundo, com Márcio Affonso (Amigos Team) em terceiro e Tamy Accioly, parceiro de Eraldo Silva na Ghost, em quarto.

Quem melhor largou foi Alexandre Santos (Amigos Racing), atual campeão da Stock Light, que pulou para quarto e depois ultrapassou Acciloly, para ser terceiro. Ele e André Policastro chegaram a pressionar Eraldo, mas perderam contato na medida em que os dois brigavam entre si. Na volta 9, André errou e caiu para terceiro. Pouco depois, Vander Eduardo (Amigos Team), que vinha bem entre os 10 primeiros, de 21 carros que largaram, caiu do servidor. “Uma pena. Estava com uma boa estratégia, de duas paradas. Fica a dúvida agora de quem dos ponteiros fará apenas dois pits”, indagou.

A maioria dos líderes optou por duas paradas, mas o alto consumo revelava que quem preferisse tal opção chegaria com o combustível no talo. Na segunda janela de paradas, Policastro retomou a segunda colocação, mas em nenhum momento conseguiu se distanciar de Alexandre Santos. Os companheiros de time seguiram brigando, até André pisar na grama e perder valoroso tempo que lhe custou o segundo posto. Nesse ínterim, a vantagem de Eraldo Silva já beirava os 15 segundos.

Por segurança, alguns competidores realizaram um splash and go nos momentos finais. Tadeu Costa (Amigos Racing) foi um deles. A medida veio a calhar, visto que Eraldo Silva abriu uma volta extra e pegou alguns adversários de calças curtas, como Márcio Affonso, que perdeu o quinto lugar por pane seca. Alexandre Santos e André Policastro tiveram que economizar bastante nos últimos giros, mas puderam cruzar e completar o pódio. Tamy Accioly, em noite discreta, foi o quarto, com Rafael Maione em quinto, quase perdendo a posição para Tadeu Costa, que, sem se preocupar com combustível, era o piloto mais rápido no fim da corrida.

Resultado extra-oficial:

1. Eraldo Silva (Ghost), 43 voltas
2. Alexandre Santos (Amigos Racing), +0:28.335
3. André Policastro (Amigos Racing), +0:36.797
4. Tamy Accioly (Ghost), +0:48.187
5. Rafael Maione (Turtles), +1:13.483
6. Tadeu Costa (Amigos Racing), +1:14.592
7. Márcio Affonso (Amigos Team), +1 volta (pane seca)
8. Sérgio Rodrigues (Turtles), +1 volta
9. Cristiano Gomes (Calango), +1 volta
10. Alexandre Souza (Mabuchi), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estarão no site www.rfactor.com.br. A próxima etapa da Stock Light será realizada em 10 de março, a partir das 22h10, no circuito virtual de Cabalén, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/42Uq0

Estrela de Richart começa a brilhar na VPG Open

O início dos treinos classificatórios para a terceira etapa da VPG Open, que ocorreu no circuito virtual de Oberá, na noite de quarta-feira (23), prenunciava bons ventos para Jeferson Richart (Racers4Fun). Sem a presença de seu principal rival, Fábio Sakita (Speed Racing) – ambos estavam empatados no certame, com 64 tentos e uma vitória cada -, Jeferson tinha a possibilidade de abrir bons pontos na liderança, justamente na entrada da mid-season.

Se Sakita não compareceu, seus companheiros de Speed Racing trataram de tornar difícil a vida do piloto da Racers4Fun. Michel Mendonça cravou a pole, com 1:38.872, com Thiago Santos e Lysandro Neto formando o trio de ferro do time para a largada. Gilberto Azevedo (Sinister) havia se posicionado entre eles, em segundo, mas a jovem revelação do automobilismo virtual mostrou que ainda tem a aprender: Gilberto excedeu o limite de quatro voltas no quali, foi desclassificado e teve de largar em último. Richart, então, ficou com o quarto posto. “Não estou conseguindo o desempenho esperado nas classificações, talvez por nervosismo ou falta de confiança. Meu tempo ficou aquém dos treinos e da corrida”, pontuou.

Na largada, a performance de Jeferson Richart melhorou muito, até demais. O competidor ganhou duas posições, mas queimou a largada. Antes de pagar punição, viu Thiago Santos perder a freada e acertar de leve sua traseira. O piloto da Speed Racing perdeu o controle do carro e foi acertado por Lysandro Neto. Santos caiu para último, mas Lysandro, milagrosamente, seguiu sem nenhum arranhão. Após fazer o drive through, Jeferson voltou em quinto, já mostrando toda sua velocidade. Logo ele ultrapassaria um incrível Gilberto Azevedo, que veio de 15º para quarto em três voltas, Fabio Santana e Lysandro Neto.

Para ajudar, Michel Mendonça, que já disparava na ponta, repentinamente perdeu a freada da última curva e abandonou. “Meu volante desligou do nada”, explicou um desconsolável Michel. Com isso, Jeferson Richart assumiu a liderança e apenas fez ampliar sua vantagem, para obter a segunda vitória e abrir 30 pontos, extra-oficialmente, na tabela. Lysandro Neto até tentou o pulo do gato, retardando ao máximo seu pit stop, mas contentou-se com o segundo lugar. Santana foi o terceiro, com Jonatan Richart (Racers4Fun) em quarto e Gilberto Azevedo, que, para coroar uma corrida repleta de lances sensacionais e erros crassos, rodou na última curva, antes de cruzar em quinto.

Resultado extra-oficial:

1. Jeferson Richart (Racers4Fun), 30 voltas
2. Lysandro Neto (Speed Racing), +0:22.407
3. Fabio Santana (Sinister), +0:27.130
4. Jonatan Richart (Racers4Fun), +0:37.445
5. Gilberto Azevedo (Sinister), +0:47.249
6. Fernando Siggelkow (Sinister), +0:53.951
7. Marcelo Leandro (Taurus), +1:16.429
8. Thiago Santos (Speed Racing), +1:42.452
9. Cássio Zpointer (Dharma), +1 volta
10. Francisco Inglês (Caramujos), +1 volta

O resultado oficial e a classificação atualizada serão divulgados no site www.ligavpg.com. A VPG Open volta às pistas em 16 de março, no circuito virtual de Denver, a partir das 21h45, com cobertura exclusiva da Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/42wtj

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.