Virtual – Cinco minutos com Hugo Luis

sexta-feira, 7 de outubro de 2011 às 22:25

hugo-luisHugo Luís é o melhor sim-racer brasileiro, e está a um passo de conquistar o campeonato mais importante do mundo nesse fim de semana, desbancando uma lenda viva chamada Greger Huttu. Trata-se da NVIDIA Grand Prix Series, que terá a sua penúltima etapa no circuito de Suzuka.

O brasileiro tem 65 pontos de vantagem sobre o atual campeão, Reger Huttu. Caso confirme a conquista, o piloto da My3id Team ganhará um prêmio de 10 mil dólares.

Q: Fale um pouco sobre você Hugo …
R: Eu nasci e vivo no Rio de Janeiro, Brasil. Eu ainda sou um estudante, mas tenho muitas metas e vou colocar muito esforço para alcançá-los, já que você não pode começar uma vida “confortável” facilmente neste país, infelizmente. Toda a minha família vive aqui também, e a maioria deles ama o esporte a motor! Desde que eu era criança, a minha paixão pelas corridas é enorme e eu só tinha um sonho: um dia, ser um piloto real de corridas. Infelizmente ao se envolver em automobilismo no Brasil você precisa gastar uma quantidade meteórica de dinheiro, de modo que nunca foi possível e eu tinha que tentar agradar a mim mesmo sendo um sim-racer.

Q: Como você entrou nesse estilo de competição?
R: A minha primeira experiência foi com a temporada da NASCAR Racing 2003. Eu não tinha uma conexão de internet, no entanto. Algo que não foi muito motivador e eu parei, mas eu voltei para a cena sim de corridas no simulador de Live for Velocidade em 2005. Eu era muito jovem e não tinha uma boa pilotagem etc, então eu não levei a sério.

Em 2008, especialmente após a obtenção de ajuda e conselhos de alguns muito bons sim-racers (hoje, um deles é um piloto de corridas bem sucedido na vida real), eu pude levar a sério. Eu tinha um Logitech G25 e foi colocando um monte de esforço para isso. Foi quando fui convidado a me juntar à My3id, e eu não pensei duas vezes. Depois que eu entrei para a My3id eu ainda pude continuar aprendendo e aprendendo, participando de campeonatos importantes, como Masters of Endurance (LFS) e tendo novos desafios. Também passei muito tempo lendo e estudando artigos de técnicas de condução e assistindo à condução dos pilotos mais rápidos – o que realmente melhorou o meu ritmo. No início de 2010 resolvi me inscrever na iRacing, eu vi isso como um novo desafio, já que a maioria dos melhores sim-racers do mundo estavam lá.

Q; Você sempre foi um rápido sim-racer, ou você teve que superar muitas coisas para chegar em um próximo nível?
R: Como eu disse na minha história de corridas, eu não comecei em sim-racing como um piloto rápido. Felizmente, com muito esforço, dedicação e paixão pelo que eu estava fazendo, eu pude conseguir isso. Eu prefiro pensar que você não nasce com um dom de ser um piloto rápido – isso é algo que você tem que trabalhar.

Q: Você está surpreso ao encontrar-se na posição em que está na sua primeira temporada?
R: Sim, absolutamente. Antes do início da temporada eu sabia que seria muito difícil e que seria difícil estar entre os cinco primeiros.

Q: As suas expectativas eram tão elevadas quanto as suas realizações nesta temporada?
R: Não é verdade! As minhas expectativas eram de obter pelo menos top-fives e alguns pódios, uma vez que temos uma grade muito forte nesta temporada. Mas fiquei surpreso ao estar no pódio da primeira etapa.

Q: Você acha que houve algum ponto de inflexão particular durante esta temporada?
R: Depois do meio da temporada. Eu tive um par de corridas ruins na primeira metade da temporada, especialmente quando eu tinha chances de ganhar, mas, felizmente, as coisas começaram a funcionar muito bem depois de então.

Q: Você sente alguma pressão ao estar na posição em que você está?
R: Eu me sinto relaxado. Eu tento fazer o meu melhor e não deixar a pressão afetar a minha mente. Felizmente eu pude trabalhar a minha mente para evitar a pressão, o que certamente me ajudou a conseguir os meus resultados.

Q: Tem havido uma rivalidade distintas entre o Team Redline e a My3id nesta temporada. Quais são os seus pensamentos sobre isso?
R: É tão normal quanto a rivalidade entre outras equipes, na minha opinião. É muito semelhante ao que vemos na F1.

Q: Se você não tivesse assinado com a My3id, você ainda acha que estaria na posição mesmo campeonato?
R: Eu tenho certeza que seria mais difícil. É muito importante estar em uma equipe, especialmente em uma equipe como My3id. Você tem um monte de caras para trabalhar, e mais importante do que isso: somos todos amigos. Nós não somos o tipo de equipe que é apenas um par de rapazes compartilhando acertos e é isso. Passamos muito tempo juntos, e o ambiente é muito amigável, estamos sempre trabalhando como uma equipe. Isso realmente nos ajuda a fazer o nosso trabalho da melhor forma possível. Eu considero esta equipe como minha família, eu poderia contar com eles também no “mundo da vida real”. Estou aqui há três anos e parece que eu estou lá há décadas. Estou muito feliz por estar aqui!

Q: Existem ordens de equipe na My3id?
R: Não há. Nós geralmente preferimos deixar as coisas acontecerem, e se eu estou correto, tivemos uma batalha pela liderança entre dois dos nossos carros um par de vezes nesta temporada.

Q: Agora você está duas corridas longe da conquista do título de 2011, qual é a sua atitude quando você se aproxima do fim de semana de corrida?
R: A minha mentalidade ainda será o mesma que eu tinha em boa parte desta temporada: terminar a corrida e tentar fazer o meu melhor.

Q: Como você se prepara para uma corrida? Você faz algo diferente agora que está perto de selar o título?
R: Eu acho que a maneira como me preparo não é diferente da maioria dos outros pilotos. Eu costumo gastar 5-7 horas por semana, incluindo a prática, definindo acerto do carro ou pensando sobre a estratégia de corrida. É assim que me preparo para as corridas desde o início da temporada.

Q: O que você acha que tem sido fundamental para o seu sucesso até agora?
R: Dedicação e paixão pelo que estou fazendo. E lembre-se, a dedicação não significa fazer milhares de voltas! Dedicação significa que você deve estudar os limites do carro e da pista: a qualidade é melhor que quantidade. E paixão, você deve amar o que você está fazendo. Se você não está sentindo prazer ao dirigir, é hora de pensar novamente sobre o que você está fazendo.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.