Virtual – Challenger: Soeiro acerta na tática e fatura mais uma em Homestead

domingo, 16 de junho de 2013 às 7:41

VPG Challenger

Piloto da Viracopos não trocou pneus em sua parada, e depois contou com um erro de Ricky Esteves para repetir resultado da Pró no circuito virtual americano

Vivendo talvez sua melhor fase como piloto do AV, Ricardo Soeiro (Viracopos Gold) fez mais uma bela atuação no circuito virtual de Homestead, onde já havia triunfado na semana anterior, pela categoria VPG Pró. Competindo desta vez na Challenger, o carioca esteve o tempo inteiro na luta para vencer a segunda etapa da temporada, e acabou conseguindo, graças ao acerto na tática e a um problema que acometeu Ricky Esteves (RGS) no finalzinho da disputa.

Mais rápido dos treinos livres, Soeiro não conseguiu repetir o mesmo desempenho na classificação e ficou em terceiro no grid, atrás do pole Bernardo Junqueira (CTC) e de Marcelo Mattos (555). Junqueira não arrancou bem e caiu para sexto na largada, deixando Mattos e seu companheiro de equipe, Marcelo Leandro, que partiu muito bem do sétimo colchete, em condição de dobradinha. Com isso, Ricardo permaneceu em terceiro, mas ultrapassou Leandro na abertura da volta 3 e se isolou junto com o líder nas duas primeiras colocações.

Enquanto os dois iam abrindo pequena vantagem em relação aos demais, Bernardo se livrava de Pedro Oliveira (Alastraa White) e Esteves para chegar ao quarto posto. Quando pressionava Marcelo Leandro, acabou rodando sozinho na aparentemente inofensiva curva 1, regredindo para sétimo. Poucos minutos depois, foi a vez do piloto do Mercedes laranja #14 também cometer uma sucessão de erros, indo parar na 12ª posição entre 29 que largaram.

Lá na frente, Soeiro comboiou Marcelo Mattos durante todo o primeiro trecho, até o competidor da 555 rumar aos boxes na 19ª passagem, para fazer seu pit. Inexperiente na categoria, o piloto do Evo #10 substituiu os quatro pneus em seu reabastecimento, perdendo quase 20 segundos em relação à parada do rival, que ocorreu sem trocas. Entretanto, quem mais se deu bem nessa jogada foi Ricky Esteves, que fez um pit relâmpago de apenas cinco segundos e retornou na ponta, exatamente à frente do representante da Viracopos.

Soeiro voltou à estratégia de comboiar o líder sem um ataque incisivo, tentando induzi-lo ao erro. Deu certo: na abertura do penúltimo giro, o gaúcho da RGS perdeu a freada da curva 2 com seu C200 e foi parar na brita, deixando o caminho livre para Ricardo comemorar sua segunda vitória na versão mista do speedway americano. Na volta derradeira, Esteves ainda sofreria uma quebra de motor, deixando a zona de pódio. Pedro Oliveira agradeceu e, mesmo após um confuso toque com Marcelo Mattos a poucos metros da chegada, sustentou o segundo lugar para a Alastraa, com o competidor da 555 na sequência.

Resultado extra-oficial:

1. Ricardo Soeiro (Viracopos Gold), 39 voltas em 51:01.446
2. Pedro Oliveira (Alastraa White), +15.160
3. Marcelo Mattos (555), +15.769
4. Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold), +24.507
5. Marcello Menescal (LM), +42.125
6. Francisco Inglês (LM), +53.563
7. Edilson Carneiro (Morredores), +53.613
8. Thiago Scherer (RGS), +1:16.035
9. Marcelo Leandro (555), +1:21.322
10. Ricky Esteves (RGS), +1 volta [Motor]

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A terceira etapa da VPG Challenger será disputada em 24 de junho, a partir das 22h15, no circuito virtual de Karjala, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/lUSbV

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.