Virtual – Carmona rouba vitória na última volta pela GT3

sábado, 19 de março de 2011 às 12:41

rfactor_brasil_gt3_3a_etapa

Pit stop errado acabou salvando prova do piloto da Ghost, que teve combustível para passar Fabrício Matheussi na volta extra e conquistar segundo triunfo

A terceira etapa da categoria GT3 da liga rFactor Brasil, realizada na noite de quinta-feira (17), foi a mais movimentada da atual temporada, com muitas disputas e mudanças imprevisíveis de cenário até a última volta. A briga pela vitória ficou entre os respectivos vencedores dos dois GPs iniciais: Ivan Carmona (Ghost) e Fabrício Matheussi (Monster). Matheussi começou na frente, anotando a pole position, com 1:24.226. Dois décimos atrás, estava Carmona. Fernando Santi (Fire Horse), em terceiro, parecia ter ritmo para incomodar os dois, enquanto Júlio Amaral (Monster) marcava presença com o segundo carro da Monster nas duas primeiras filas.

Santi foi descartado da disputa logo após a largada. Além de partir mal, o piloto da Fire Horse errou na curva 2 e caiu para último. Amaral subiu para terceiro, com as duas posições da ponta inalteradas. Ivan Carmona colocava pressão para cima de Fabrício Matheussi, ao mesmo tempo em que os pilotos do meio do pelotão protagonizavam grandes pegas nos 4 km do circuito virtual de Cabalén. Até que Júlio Amaral deu adeus à prova, devido à instabilidade de sua conexão. Flávio Lumbreras (Turtles) foi alçado ao terceiro posto.

Com um trabalho de boxes mais eficiente, Ivan Carmona saiu da primeira rodada de pit stops na liderança. Matheussi iniciou uma sequência de voltas voadoras para descontar a vantagem e, após tirar décimo por décimo, o “pole man” colou no fantasma, realizando a ultrapassagem. Carmona tentou dar o troco e os dois se tocaram. No fair play, Ivan aguardou Matheussi voltar para a pista e a diferença entre os dois passou a aumentar. Veio o segundo pit e Ivan Carmona fez uma parada absurdamente rápida. No giro seguinte, o piloto da Ghost teve de voltar para completar o reabastecimento, caindo para terceiro. “Foi um pequeno ‘bug’ do simulador, mas, no fim das contas, foi o que me salvou”, frisou.

Carmona chegou a tal conclusão pois era o único na pista com combustível suficiente até o fim da prova. Depois de ultrapassar Flávio Lumbreras e voltar a segundo, ele começou a tirar quase dois segundos de volta de Fabrício Matheussi, que penava para se manter na pista sem precisar de parada extra. Nos cinco minutos derradeiros, todos os competidores fizeram um splash and go. Exceto Fabrício e Ivan, que a essa altura já crescia no retrovisor do líder. Faltando um segundo para o encerramento dos 70 minutos, ambos cruzaram, lado a lado, a linha de chegada para uma volta adicional. Matheussi tirou o pé e abdicou da vitória para poder completar a prova. A vitória ficou com um felicíssimo Ivan Carmona, mas o segundo lugar mantém Fabrício Matheussi na ponta da tabela.

Resultado extra-oficial:

1. Ivan Carmona (Ghost), 49 voltas
2. Fabrício Matheussi (Monster), +0:09.098
3. Flávio Lumbreras (Turtles), +0:40.761
4. Fernando Santi (Fire Horse), +1 volta
5. Frederico Tosta (Turtles), +1 volta
6. Felipe Micchi (Turtles), +2 voltas (pane seca)
7. Paulo Kareka (Kareka´s), +2 voltas
8. Marco Figueiredo (Black Birds), +2 voltas

O resultado oficial e a classificação completa serão lançados no site www.rfactor.com.br. A próxima etapa da GT3 acontece em 31 de março, no circuito virtual de Oberá, com transmissão da Race Brasil, a partir das 22h10.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4hl8O

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.