Virtual – Alê Laska desbanca Sinister na 2ª etapa da VPG Light

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011 às 18:49

rfactor-brasil-gt3-1a-etapaMais uma categoria da liga rFactor Brasil fez sua estreia na tela da Race Brasil. Com os potentes e almejados modelos de marcas como Ferrari, Lamborghini, BMW, entre outras, a GT3 aportou no circuito virtual de Comodoro, na quinta-feira (17). Apesar do grid reduzido – 14 participantes -, a corrida teve bom nível técnico e disputas interessantes. Largando em segundo, Ivan Carmona (Ghost) tomou a liderança nos metros iniciais, para não ser mais incomodado e vencer com autoridade. Apesar de alguns infortúnios, Fabrício Matheussi (Monster), que partiu da primeira posição, obteve um forte segundo lugar.

Matheussi, também conhecido como “Pole Man”, não possui o apelido à toa e deu mais uma demonstração de sua habilidade em treinos classificatórios na estreia da GT3, ao marcar o tempo de 1:17.969, o melhor da sessão. Carmona manteve a Ghost entre os ponteiros, em segundo. Flavio Lumbreras encaixou um bom terceiro lugar para a Turtles, seguido pela jovem revelação Fernando Santi (Fire Horse).

“Na largada, eu tracionei muito bem, mas esqueci meu limitador de velocidade dos boxes ligado”, relatou Matheussi, explicando porque, repentinamente, caiu de primeiro para terceiro. Carmona agradeceu e assumiu a dianteira. Passar era quase impossível no traçado estreito da Argentina, e o Pole Man sentiu isso enquanto pressionava Santi, que subiu para a segunda posição. Sem conseguir espaço para retomar o posto, o piloto da Monster freou tarde demais no hairpin subseqüente à reta oposta e rodou, caindo para sexto.

Com ótimo ritmo, Fabrício se recuperou, passando seu companheiro de equipe, Julio Amaral, Frederico Tosta (Turtles), o próprio Santi e Flavio Lumbreras, esse último com uma bela manobra por dentro na reta principal. Lumbreras perdeu também o pódio para Fernando Santi na última janela de paradas e teve ainda que fazer um splash and go na volta final. Noite conturbada para a Turtles, que já registrara abandonos de Edjair Lima e Frederico Tosta, por problemas de conexão e volante, respectivamente.

Inabalável, Ivan Carmona manteve tocada perfeita durante os 70 minutos e cruzou a linha de chegada confortavelmente em primeiro, ampliando a boa fase vivida pela equipe Ghost. O mais feliz no pódio, no entanto, era Fernando Santi, que chegou pela primeira vez entre os três melhores. “Estou feliz da vida, é meu primeiro pódio e eu nem esperava”, confessou. Apenas nove almas completaram o GP, que teve poucos incidentes, sendo o principal deles a batida de Valfrido Benevides (Monster) na entrada dos boxes.

Resultado extra-oficial:

1. Ivan Carmona (Ghost), 53 voltas
2. Fabrício Matheussi (Monster), +0:05.586
3. Fernando Santi (Fire Horse), +0:59.416
4. Flavio Lumbreras (Turtles), +1 volta
5. Julio Amaral (Monster), +1 volta
6. Marco Figueiredo (Black Birds), +2 voltas
7. Marcelo Silva (Black Birds), +2 voltas
8. Michael Marchi (Ka®eka´s), +3 voltas
9. Marcelo Pinto (Black Birds), +3 voltas

O resultado oficial e a classificação atualizada serão lançados no site www.rfactor.com.br. A próxima etapa da GT3 ocorre no dia 3 de março, a partir das 22h10, direto do circuito virtual de Salta, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/3Z2Qj

Alê Laska desbanca Sinister na 2ª etapa da VPG Light

Ultrapassagens, enroscos e rodadas tornaram imprevisível o GP de Laguna Seca; com resultado, piloto da Taurus chega à primeira vitória na categoria

Com todos os ingredientes de uma grande corrida, a segunda etapa da categoria VPG Light, realizada na quarta-feira (16), no circuito virtual de Laguna Seca, foi eletrizante do início ao fim. Os altos números de ultrapassagens, erros e acidentes tornaram impossível qualquer prognóstico. Controlando muito bem o ímpeto, Alê Laska conseguiu desbancar sozinho o quarteto da Sinister, que detinha o favoritismo, obtendo sua primeira vitória na categoria.

Laska já era penetra na festa da Sinister quando se posicionou em segundo no treino classificatório, ao lado de Fábio Neris, o pole da noite (1:32.063). Felipe Portela, vencedor do GP de Hockenheim, alinhou em terceiro, logo à frente de Gilberto Azevedo. A largada se deu de maneira limpa para todos os 30 carros que iniciaram a prova. Porém, ainda na primeira volta, alguns enroscos já faziam algumas vítimas, como Guinter Schroeder (SRT), Douglas Santana (Senna) e João Flávio (MIG).

A volta 4 sintetiza bem o espírito da corrida: Neris liderava, mas perdeu o traçado em um porta-com-porta com Alê Laska, escapou da pista e caiu para quinto. O piloto da Taurus foi feliz por poucos metros, já que rodou logo depois e entregou de lambuja a ponta para Gilberto Azevedo. Duas voltas depois, foi a vez de Azevedo errar e passar o bastão para Felipe Portela. Mas Alê Laska mostrou que era o cara com mais vontade de estar na frente, pressionando Portela até conseguir retomar a liderança. Três voltas adiante, o motor de Felipe pediu arrego.

Depois de ser tocado por Leonardo Ferreira (Zeto) e retornar em 11º, Fábio Neris começou recuperação em grande estilo, até reencontrar Ferreira e disputar com ele a terceira colocação. Na Rainey Curve (após o Saca-rolhas), o piloto da Sinister arriscou pesado. Os dois se tocaram, mas dessa vez a posição ficou com Fábio. Bom pódio, que lhe proporcionou a liderança extra-oficial na tabela. Leonardo também se envolveu em incidente com Guinter Schroeder, outro que estava escalando agressivamente o pelotão.

O quarto membro da Sinister, Pedro Carvalho, rodou algumas vezes e mostrou dificuldades com um acerto mais arisco. Com tudo isso, Alê Laska pôde guiar com tranquilidade e concentração para derrubar a “esquadra sinistra”.

Resultado extra-oficial:

1. Ale Laska (Taurus), 32 voltas
2. Gilberto Azevedo (Sinister), +0:03.250
3. Fábio Neris (Sinister), +0:14.758
4. Leonardo Ferreira (Zeto), +0:16.437
5. Guinther Schroeder (SRT), +0:25.303
6. Pedro Carvalho (Sinister), +0:40.477
7. Cássio Zpointer (Dharma), +0:44.979
8. Maurino Junior (Taurus), +0:45.309
9. Luiz Scapini (SRT), +0:52.083
10. Fabio Santana (Sinister Pro), +0:55.503

O resultado oficial e a classificação atualizada serão divulgados no site www.ligavpg.com. A próxima etapa da VPG Light acontece em 2 de março, a partir das 21h45, no circuito virtual de Oberá, com transmissão ao vivo da Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/3YdFB

Acidente de Sammarone dá vitória a Sakita na Challenge

Piloto da Zeto se chocou com retardatário rodado na pista e permitiu a aproximação de adversários; rodada na entrada dos boxes ratificou perda da liderança

A maldição do poema de Drummond continua fazendo vítimas em Laguna Seca. Pela categoria Challenge, da liga VPG, foi a vez de Bruno Sammarone (Zeto) encontrar um retardatário pelo meio do caminho e ter sua imponente liderança comprometida. Mais uma vez, os principais beneficiados foram Fabio Sakita (Speed Racing) e Jeferson Richart (Racers4Fun). Sammarone, que venceu imperiosamente em Hockenheim, na primeira rodada, estava mostrando serviço desde o qualifying, ao fazer 1:30.990 e ficar com a pole. Sakita fechou a primeira fila, enquanto a segunda foi dominada pela Racers4Fun, com Ernesto Brock e Jeferson.

As posições entre os companheiros de equipe se inverteram tão logo esverdearam-se as luzes, com Richart pulando para terceiro. As primeiras voltas da corrida foram recheadas de disputas e ultrapassagens. Uma das brigas mais intensas envolveu Gean Celso (Sinister) e Daniel Daisson (Skyline), pela 13ª colocação. Gean chegou a dar o bote na Saca-rolhas, mas entrou muito rápido na curva e perdeu contato.

Na volta 15, o momento crucial da etapa: na saída da Saca-rolhas (sempre ela), Bruno Sammarone encontrou um retardatário rodado, não conseguiu desviar, bateu forte e rodou. O piloto perdeu muito tempo e a liderança para Fabio Sakita. “Esse piloto, cujo nome eu nem quero saber, estava dando a ré no meio da curva. Isso tem que ser avaliado de maneira mais séria pela direção de prova”, disse um irritado Bruno após a corrida.

Os dois, acompanhados por Jeferson Richart, passaram a brigar pela ponta. Jeferson decidiu então antecipar seu reabastecimento, tentando ganhar tempo com pista livre. No giro seguinte, talvez ainda atordoado pela batida, Bruno rodou de novo. Como estava próximo à entrada dos boxes, aproveitou para realizar seu pit stop. Sakita seguiu na pista, parando apenas na volta 19.

Mais uma vez, o competidor da Speed Racing teve de ser muito rápido para superar seu rival de sempre, Jeferson Richart, no retorno à pista após a parada. A estratégia foi cumprida com a costumeira competência. Já “Sammamonstro”, que caíra para quarto após os imprevistos, ainda teve tempo de tomar o último lugar no pódio de Marcelo Mattos (Ghost) e, com a terceira posição, permanece na liderança extra-oficial do certame.

Resultado extra-oficial:

1. Fabio Sakita (Speed Racing), 33 voltas
2. Jeferson Richart (Racers4Fun), +0:02.768
3. Bruno Sammarone (Zeto), +0:15.373
4. Marcelo Mattos (Ghost), +0:23.579
5. Ernesto Brock (Racers4Fun), +0:27.523
6. Marcello Menescal (Caramujos), +0:41.995
7. Leonardo Sampaio (Caramujos), +0:49.451
8. Thiago Santos (Speed Racing), +0:50.571
9. José Henrique Spontão (Viracopos), +0:52.970
10. Gean Celso (Sinister), +1:12.302

O resultado oficial e a classificação atualizada estarão disponíveis no site www.ligavpg.com. A próxima etapa da VPG Challenge acontece no dia 3 de março, com cobertura exclusiva da Race Brasil, direto do circuito virtual de Oberá, a partir das 21h45.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/3YTdN

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

EB – www.autoracing.com.br

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