Rumores de violação do orçamento agitam paddock da F1

domingo, 26 de outubro de 2025 às 10:20

Lewis Hamilton e Lando Norris

O paddock da Fórmula 1 segue tenso diante de rumores sobre uma possível violação significativa do limite de gastos em 2024. Novos relatos italianos não citam Red Bull nem Mercedes, mas confirmam que Ferrari e McLaren estão fora de suspeita.

Segundo o jornalista Daniele Sparisci, da Corriere della Sera, uma equipe de ponta está sob investigação por exceder o teto orçamentário, num caso que seria mais sério do que a recente falha procedural reconhecida pela Aston Martin.

O teto de gastos da FIA funciona como o Financial Fair Play do futebol, e a investigação intensifica as especulações no paddock.

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Ferrari e McLaren livres de problemas

Sparisci confirmou que Ferrari e McLaren passaram sem problemas nas auditorias. “A Ferrari está segura e não está sob escrutínio dos auditores. O mesmo vale para a McLaren”, escreveu.

Apesar disso, o campeonato mundial permanece em turbilhão, já que a FIA ainda não publicou oficialmente a lista de conformidade do custo. A divulgação, prevista para setembro, foi adiada indefinidamente, alimentando rumores sobre uma equipe líder que teria excedido o limite.

Equipe e dirigentes evitam especulações

Durante o GP do México, chefes de equipe foram pressionados a comentar, mas não se envolveram nas especulações.

Jonathan Wheatley, da Sauber e responsável pelas submissões de custo da Red Bull em 2021, sugeriu que o atraso reflete a complexidade do processo, portanto. “Ninguém faz isso intencionalmente. Às vezes, as coisas saem do controle, como um acidente de carro, e custos inesperados surgem no final. Não quero especular sobre a causa, mas agora entendemos o atraso na publicação da FIA”, disse.

Apelo à paciência no paddock

Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, pediu calma. “Se houve uma falha procedural, isso pode acontecer com qualquer um. Não se trata de vantagem esportiva. Precisamos separar a vantagem esportiva de uma penalidade de um erro técnico ou administrativo. Vamos esperar para ver.”

Ayao Komatsu, da Haas, reforçou o argumento: “Ninguém faz isso intencionalmente. Apenas precisamos ajustar o processo e aguardar o resultado.”

EB - www.autoracing.com.br

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