Vinte e nove anos sem Ayrton Senna

segunda-feira, 1 de maio de 2023 às 18:38

Ayrton Senna

Hoje faz 29 anos que Ayrton Senna da Silva morreu em Imola. Considerado por muitos como o melhor piloto de corridas de todos os tempos, tudo ou quase tudo já foi falado e mostrado sobre ele.

Ídolo no mundo inteiro, particularmente no Brasil e no Japão, Senna tinha um carisma que transcendia o fato de ser o melhor. Era um piloto obcecado por sua profissão e perfeccionista ao extremo. Não tinha pontos fracos, ou, se tinha, ninguém nunca soube dizer.

Como qualquer ser humano, provavelmente tinha defeitos, mas tinha muitas virtudes. Talvez a maior delas era que usava parte de sua fortuna – que fez ao pilotar de forma maravilhosa -, para ajudar crianças e jovens desfavorecidos sem nunca alardear sobre isso. A imprensa e o público de modo geral só ficaram sabendo dessa grande qualidade depois de sua morte.

Ele ajuda até hoje através do Instituto Ayrton Senna, uma instituição seríssima voltada à educação de crianças e jovens desfavorecidos comandada por sua família.

O Autoracing homenageia o grande Ayrton Senna abaixo com uma série de pequenos vídeos relacionados ao final de semana fatídico em Imola 1994. Alguns não tem boa qualidade devido ao tempo ou por terem sido feitos de forma amadora.

65ª pole de Senna

Sexta-feira, 29 de abril de 1994, treino de classificação, 29. Ayrton Senna conquista sua 65ª e última pole position.

0,467s mais rápido do que qualquer outro e 1,651s mais rápido do que seu companheiro de equipe, Damon Hill, naquele dia. Ele não participaria efetivamente da sessão de sábado por respeito a Roland Ratzenberger

Acidente fatal de Ratzenberger

“Para um homem tão inteligente e complexo como Ayrton era, ele tinha uma solução notavelmente simples para as pressões da vida que escolheu: ele dirigiria! Com aquele gesto, ele esqueceria, ele curaria, ele uniria.”

“Mas aquela morte (Roland), a 1ª que Ayrton viveu na pista, trouxe à tona uma dor que se manifestou por uma imagem tão inusitada que ficou gravada na memória de todos que a presenciaram: Ayrton tirou o macacão e escolheu não dirigir” (no sábado)
Manish Pandey

Senna e Rubinho

Fim de tarde, sábado, 30 de abril de 1994. Único momento de alívio naquele dia terrível com a morte de Roland Ratzenberger. Após exames em Bolonha, Barrichello vai para Imola e visita Senna, que havia pulado o muro do posto médico para vê-lo após o grave acidente sofrido por Rubens no dia anterior.

Roberto Cabrini entrevista Frank Williams

30 de abril de 1994. O jornalista Roberto Cabrini entrevista F. Williams após a tragédia daquele dia. Frank diz que percebeu o quanto Senna ficou abalado com a morte de Roland… mas não havia necessidade de entrar em pânico, nem de mudar o mundo naquela noite…
Cabrini: “Mas no dia seguinte o mundo da F1 mudou!”

Mensagem para Prost

No warm-up de domingo em 01/ maio/ 1994 no GP de San Marino. Comentário durante uma de Senna no carro para a emissora francesa TF1.

– “Todos nós sentimos sua falta, Alain.”

Senna parecendo preocupado com o carro

1º de maio, Imola, garagem da Williams, aproximadamente entre 13h20 e 13h30, hora local. Ayrton ficou parado pensativo e impassível por 10 minutos olhando seu carro, apesar do trabalho frenético dos mecânicos em seu carro. O GP de San Marino de 1994 começaria às 14h.

Senna e suas poles

“Ninguém queria estragar a volta da pole de Senna, quando víamos seu capacete amarelo brilhante, literalmente pulávamos fora do caminho. Você não queria ser aquele que todos falariam sobre ter estragado a volta que todos tinham ido ao autódromo para ver”
Brundle

“Era como uma experiência religiosa para ele”
J. Ramirez

Senna e Lauda

Último encontro de Niki e Ayrton. Domingo de manhã, 01 de maio de 1994, circuito de Imola.

Nascar

Anúncio da morte de Ayrton Senna durante a transmissão da Nascar Winston Select 500 de 1994 e as condolências de Dale Earnhardt à família e fãs do piloto brasileiro.

Lincoln, Alabama, em Talladega Superspeedway, 01/05/1994.

Nossos agradecimento ao Petrolhead

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.