Villeneuve ataca Hamilton: Freou tarde de propósito em Baku
sábado, 27 de setembro de 2025 às 10:00Jacques Villeneuve, campeão da Fórmula 1 em 1997, levantou uma polêmica. Em primeiro lugar, ele acredita que Lewis Hamilton freou de propósito no fim do GP do Azerbaijão. A intenção era não devolver a posição a Charles Leclerc.
A Ferrari teve um fim de semana desapontador no Circuito de Baku. Leclerc bateu no Q3 e Hamilton foi eliminado no Q2. No entanto, ambos fizeram um progresso mínimo na corrida, terminando em oitavo e nono lugares. Hamilton ficou à frente do companheiro de equipe.
A jogada de Hamilton e a ordem desnecessária
Hamilton parou nos boxes depois de Leclerc. Por isso, ele recebeu permissão para ultrapassar o monegasco, já que seus pneus estavam mais novos. Contudo, a expectativa era que Hamilton devolveria a posição ao colega, caso não conseguisse avançar no grid.
Hamilton não conseguiu ultrapassar os carros à frente, apesar de seus esforços. Finalmente, ele tentou deixar Leclerc passar antes da bandeirada, mas freou tarde demais. Hamilton, então, se desculpou com Leclerc após a prova.

Mas Villeneuve desconfia. Em sua visão, o heptacampeão cometeu o erro intencionalmente. Por quê? Ele acreditava que ultrapassaria o monegasco mesmo sem a ordem da equipe.
“Lewis Hamilton jogou bem. Ele jogou muito bem,” declarou Villeneuve. Assim, ele critica a intervenção da Ferrari. “A Ferrari pediu a Leclerc para deixar Lewis passar, mas eles não precisavam. Naquele momento, Lewis, com o pneu novo, estava muito mais rápido. Ele teria ultrapassado Leclerc de qualquer jeito. Portanto, a ordem da equipe foi desnecessária.”
Dessa forma, o ex-piloto canadense explica a manobra final. “Eu imagino que é por isso que Lewis não queria realmente deixá-lo passar de novo!”
Ferrari já foca em 2026?
O resultado ruim da Ferrari fez a Scuderia cair para terceiro no Campeonato de Construtores, com a Mercedes avançando. Em suma, este foi mais um GP decepcionante para a equipe de Maranello. Villeneuve está certo de que o foco deles já mudou.
Na verdade, a Ferrari estaria concentrada no novo regulamento de unidades de potência que chega em 2026. “É apenas uma temporada,” insistiu Villeneuve. “Não podemos esquecer que no ano que vem a disputa recomeça quase do zero para todo mundo.”
Consequentemente, a Ferrari pode ter um começo perfeito. “Eles chegam à primeira corrida, o motor é ótimo, o carro é fantástico, e leva um tempo para todos os outros acompanharem. É nisso que eles devem estar pensando agora. Não acho que estejam focando no resto de 2025. 2026 está chegando.”
analise f1, comentar formula 1, equipe ferrari, ferrari, formula 1, gp azerbaijão, Lento de Propósito, mercedes, motor 2026, polemica f1, regulamento f1, Villeneuve Hamilton Leclerc
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.