Villeneuve: Ferrari renovou com Leclerc para mantê-lo “calado”

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 às 11:12

Lewis Hamilton e Charles Leclerc

A Ferrari deu um novo contrato a Charles Leclerc para mantê-lo “calado” sobre a notícia bombástica da chegada de Lewis Hamilton em 2025.

Essa é a opinião de Jacques Villeneuve, campeão mundial de 1997 que acredita que agora está completamente claro por que a Ferrari escolheu um momento estranho para anunciar a extensão contratual de Leclerc.

“Lewis Hamilton é o piloto de maior sucesso da história”, declarou Villeneuve ao Gazzetta dello Sport.

“Então, antes de convidá-lo, a equipe assinou um contrato de múltiplos anos com Charles Leclerc para mantê-lo quieto. Agora nós entendemos completamente as razões, e foi uma boa jogada”.

Há rumores de que seu acordo envolve cláusulas de saída importantes, mas também enormes incentivos financeiros para continuar sendo companheiro de Hamilton pelo maior tempo possível.

“Nós temos uma estratégia de não comunicar os detalhes da duração para não revelá-los à competição”, sorriu Frederic Vasseur, chefe da equipe, ao ser questionado pela Sky Italia. “Isso só poderia ajudá-los”.

Outro boato é que Leclerc a princípio se opôs veementemente à troca de Carlos Sainz pelo heptacampeão mundial em 2025.

“Ele é um homem inteligente”, insiste Vasseur. “Ele compreendeu muito rapidamente o que poderia ganhar e aprender com esse tipo de colaboração. Ele vê isso como uma oportunidade, assim como nós”.

“Acho que ele (Hamilton) pode ser uma referência para o desenvolvimento da equipe no futuro”, acrescentou o francês.

Entretanto, ainda não está claro precisamente por que Hamilton decidiu acionar sua própria cláusula de rescisão para escapar de seu novo contrato com a Mercedes.

“Eu considero tudo muito estranho”, disse Frans Verschuur, ex-empresário de Jos Verstappen, no podcast F1 Aan Tafel. “Ele deve tudo à Mercedes e poderia ter permanecido lá até ficar grisalho”.

“Então, ele vai para a Ferrari, onde na minha opinião não terá sucesso. Isso significaria um fim inglório para ele na F1. A Ferrari não vence há muito tempo e o grande jogo começa em 2026, quando a história será novamente muito diferente”.

Mais urgente na mente de Villeneuve, porém, é o confronto entre Hamilton e Leclerc.

“Nós estamos falando de um piloto que conquistou sete títulos e de outro que todos chamam de futuro campeão, mas que ainda não conseguiu provar que pode ganhar o título”, disse o canadense. “Haverá dois lados opostos em Maranello, mas para mim é divertido”.

“Se Lewis começar a mostrar sua melhor forma novamente, será enorme. Ele não tem nada a perder. Encerrar sua carreira com graça na Ferrari é a melhor coisa que você pode fazer”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.