Villeneuve: F1 deve restaurar a sua credibilidade

sábado, 26 de março de 2016 às 9:25
Jacques Villeneuve

Jacques Villeneuve

A Fórmula 1 deve retornar às suas raízes gloriosas ou corre risco de colapso, de acordo com Jacques Villeneuve. O campeão mundial de 1997 é apenas mais um dos especialistas a criticar a forma como o esporte vem sendo conduzido, dentro e fora das pistas.

A turbulência atingiu o seu pico na semana passada, quando os pilotos emitiram uma carta criticando o status quo, pedindo que eles fossem mais ouvidos na tomada de decisões. Nos últimos dias, definiu-se que a polêmica definição do grid adotada para a Austrália será mantida no Bahrain, apesar dos protestos gerais.

“Eu só posso compartilhar a opinião dos pilotos”, disse a lenda da F1 e presidente da equipe Mercedes, Niki Lauda, à TV italiana Sky. “O que está acontecendo na F1 não é bom. Todo mundo está tendo a sua própria posição, cada um bloqueia a do outro, então não há acordo. A FIA e Jean Todt dizem que não vão ser ditados pelas equipes sobre a questão de quem faz as regras”.

Mas Villeneuve, um purista declarado da F1, afirma que, quando mudanças nas regras foram feitas ao longo da última década, o fator “Hollywood” levado em conta está constantemente corroendo o apelo do esporte.

“Estão indo pelo caminho errado com a tentativa de adicionar mais ‘show'”, comentou o ex-piloto canadense ao jornal francês Le Figaro. “Estamos tentando ser o X-Games, apelando para os adolescentes que passam a vida fazendo algo diferente a cada dez minutos na internet”.

“Mas a F1 nunca será um show como esse com carros explodindo à deriva e 10 mil ultrapassagens. A F1 não é uma Hollywood artificial e seguir nessa direção irá destruí-la. O que é necessário é restaurar a antiga glória da F1 e prestígio e, acima de tudo, a sua credibilidade”, insistiu Villeneuve.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.