Vettel questiona regras de 2026 e critica recuperação de energia
segunda-feira, 18 de agosto de 2025 às 10:19
Sebastian Vettel
Sebastian Vettel se pronunciou sobre as mudanças de regulamento que estão chegando à Fórmula 1 e ao mesmo tempo apontou um aspecto que não consegue compreender.
O tetracampeão mundial sempre foi defensor de causas sociais e ambientais; por exemplo, participou do programa britânico Question Time em 2022, seu último ano na categoria.
Agora, com a F1 se preparando para um grande salto em sustentabilidade – aumentando o uso de energia elétrica de 15% para 50% e adotando combustível neutro em carbono – há muitos pontos positivos a serem destacados pelo alemão de 38 anos.

Além disso, olhando para a próxima geração de carros, Vettel refletiu sobre a atual era híbrida e as credenciais ecológicas das novas unidades de potência da F1.
“As regras de 2014 eram boas no conceito, porém falharam na execução. Custaram muito dinheiro e trouxeram pouco benefício ao esporte”, disse Vettel à Auto Motor und Sport.
Ele ainda acrescentou que a F1 está se afastando novamente das soluções inovadoras anteriores para reduzir custos, estratégia que, consequentemente, deve atrair novos fabricantes.
“O componente elétrico é necessário e positivo para a mobilidade, mas precisamos equilibrar inovação e acessibilidade”, completou.
F1 e os carros de rua: a diferença de progresso
Por outro lado, Vettel reconhece que os carros de rua avançaram mais rapidamente que a F1 na última década.
Embora seja positivo que várias regras da categoria sejam inspiradas em tecnologias de rua, essa diferença evidencia que a F1 começa a ficar para trás em eficiência elétrica.
“Com os carros de rua, já estamos muito à frente, especialmente com 100% de eletromobilidade. Eles alcançam uma eficiência imbatível”, explicou.
Além disso, o alemão acredita que a F1 não deve seguir o caminho totalmente elétrico da Fórmula E.
“O automobilismo tem outras exigências. Por exemplo, Le Mans é bem diferente da F1 ou das categorias juniores. Um motor totalmente elétrico simplesmente não funcionaria”, acrescentou.
Crítica à recuperação de energia das regras de 2026
Vettel também comentou um detalhe específico das novas regras: a maneira como os carros irão recuperar energia para o motor.
“Recuperar energia é ótimo, mas fazê-lo apenas no eixo traseiro e ignorar completamente o dianteiro… eu realmente não entendo”, afirmou.
Portanto, suas observações destacam não apenas preocupações técnicas, mas também a necessidade de equilíbrio entre inovação, sustentabilidade e performance.
Enquanto a F1 caminha para uma era mais ecológica, ainda enfrenta desafios importantes que podem impactar a eficiência dos novos carros.
automóveis, carros híbridos, comentar formula 1, corrida, eletrificação, energia, formula 1, le mans, red bull, regras f1, sustentabilidade, vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.