Vettel não descarta retorno à F1, mas afasta volta como piloto
segunda-feira, 11 de agosto de 2025 às 9:33
Sebastian Vettel
Sebastian Vettel afirmou que é “absolutamente concebível” que ele retorne à Fórmula 1 em algum papel, embora tenha descartado a volta como piloto.
O alemão de 38 anos se aposentou ao fim da temporada 2022 e desde então seu nome tem surgido em diversas especulações sobre um possível retorno.
Nos últimos meses, por exemplo, surgiu a hipótese de Vettel substituir Helmut Marko como consultor de automobilismo da Red Bull, equipe na qual conquistou quatro títulos entre 2010 e 2013.

Entretanto, essas chances parecem ter diminuído. Isso porque Marko explicou que as recentes mudanças na equipe, além da exigência do cargo, podem não se encaixar no perfil de Vettel, que por sua vez está aproveitando a vida longe da pressão do paddock.
“Não avançamos porque estávamos bastante ocupados reorganizando a equipe”, revelou Marko ao F1-Insider.
Além disso, ele ressaltou que “é um trabalho em tempo integral; não dá para fazer apenas em algumas corridas”. Portanto, “o perfil que buscamos não combina com ele”.
Futuro fora dos cockpits, mas aberto a funções na F1
Apesar disso, Vettel segue aberto à possibilidade de voltar para alguma função administrativa ou técnica na F1. Cabe lembrar que ele já atuou como diretor da Grand Prix Drivers’ Association (GPDA).
Em entrevista ao ZDF-Sportstudio, ele afirmou estar “realmente satisfeito” e disse que “tem bastante coisa para fazer”, mas não descarta assumir algum papel no futuro.
“Como piloto, não, esses dias acabaram. Mas talvez para assumir alguma função, isso é absolutamente concebível”, afirmou o tetracampeão mundial, que soma 53 vitórias na categoria.
Rumores sobre endurance e próximos passos
Além disso, surgiram rumores sobre uma possível carreira de Vettel no endurance, especialmente no Mundial de Endurance (WEC).
Contudo, ele minimizou as especulações: “Até agora, não está tão concreto. Já pilotei um carro assim porque achei interessante. Foi divertido, mas nada mais surgiu até o momento. Ainda tenho tempo para pensar”.
campeonatos F1, carreira pós-F1, comentar formula 1, endurance, formula 1, futuro Vettel, gpda, helmut marko, piloto aposentado, red bull racing, retorno Vettel, Sebastian Vettel, wec
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.