Vettel na RedBull? Por que não?

segunda-feira, 13 de julho de 2020 às 16:13

Helmut Marko, Christian Horner e Sebastian Vettel

Por: Bruno Aleixo

Na última semana, questionado sobre uma possível volta de Sebastian Vettel à Red Bull, Christian Horner não apenas descartou tal possibilidade, como chegou a ser grosseiro na forma como se referiu aos seu ex-pupilo, sugerindo que ele tinha como opções a Racing Point ou a aposentadoria. Bem, não deixa de ser verdade, visto que a ida de Fernando Alonso para a Renault parece mesmo ter fechado as portas da equipe francesa para o tetracampeão alemão. Mas existem jeitos e jeitos de falar. E de agir.

Porque eu, no lugar de Horner, pensaria sim na possibilidade de convidar Vettel para ocupar a vaga de Alex Albon na Red Bull, a partir de 2021. Talvez essa frase tenha causado um bug cerebral em alguns dos leitores dessa humilde coluna já que, em tempos recentes, usei esse espaço para criticar as atuações do simpático Sebastian, especialmente nos dois últimos anos. Bem, não retiro uma vírgula do que disse. E, em resumo, continuo achando que Vettel está numa prateleira que não deveria estar, junto com Prost e acima de Senna, Stewart, do próprio Alonso e outros.

Mas, isso não quer dizer que seja um mau piloto. Pelo contrário. Vettel é rápido, experiente e sabe ganhar corridas (lembrem-se de Cingapura/2019. A chance apareceu e ele abocanhou). Isso já é muito mais do que a Red Bull tem disponível para ocupar seu segundo carro hoje, para qualquer lado que olhe.

Vamos aos fatos. São três os titulares diretos do time, contando a Alpha Tauri. Kvyat já foi testado, e não deu certo. Pierre Gasly também. Ambos foram chutados do time principal antes do fim da temporada. Albon ficou com a vaga para este ano. Realizou corridas apenas razoáveis no ano passado, quase chegou ao pódio no GP do Brasil e, neste ano, poderia ter vencido a primeira corrida do ano. Poderia, porque a equipe foi esperta durante as últimas entradas do Safety Car, deu a ele a condição de brigar com as Mercedes ao calçá-lo com pneus mais macios, mas a estratégia não se pagou porque ele se embolou na tentativa de ultrapassagem em Lewis Hamilton no final da prova. Notem que no GP da Estíria, Verstappen esteve na mesma situação contra Bottas, ficou sem espaço, usou a parte verde da pista para evitar o toque (alouuu, graaaaaaaaande Adauto!) e conseguiu se manter à frente por mais uma volta. Enfim, reflexões… De qualquer maneira, Albon terminou a segunda corrida do ano há quase um minuto do companheiro de equipe e por muito pouco não perde a quarta posição para Sérgio Perez. É isso que Red Bull espera de seu segundo piloto?

Olhando para fora, então, a coisa piora. Sébastien Buemi, que tem contrato com o time, já teve sua chance na F1 pilotando pela Toro Rosso e mostrou pouca coisa. Tanto que sequer chegou a ser considerado para uma vaga na equipe principal. Um reserva imediato seria o brasileiro Sérgio Sette Câmara, mas aí estaríamos diante de outra aposta. Mais uma, dentre tantas outras já feitas. Ah, tem também o Brendon Hartley e… tá, parei.

O fato é que o programa de jovens pilotos da Red Bull é muito bem sucedido e tal, mas parece ter se esgotado. E, com isso, quem sobra para ocupar o segundo carro? Bem, qualquer um que for colocado lá será moído por Max Verstappen, inclusive Vettel. Mas não seria o alemão uma aposta para que a equipe possa, no mínimo, coletar mais pontos? E, se uma chance de vitória se apresentar, o cockpit estará ocupado por alguém que sabe como converter a oportunidade.

Claro que têm questões complexas, como o salário, por exemplo. Mas Vettel já tem bastante dinheiro, está por baixo, não tem carro para correr em 2021. Uma boa conversa entre duas partes que já foram vitoriosas juntas poderia resolver isso numa boa. A Red Bull não tem histórico de ordens de equipe e Vettel sabe que não tem velocidade, hoje, para concorrer com Verstappen. Mas estaria bem mais próximo do que está Albon, atualmente.

Seria uma forma bem mais justa e menos vexatória de encerrar sua carreira, do que ficar rodopiando naquela carroça da Ferrari. Eu pensaria na possibilidade. E você?

Bruno Aleixo
São Paulo – SP

Leia e comente outras colunas do Bruno Aleixo

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.