Vettel fala sobre as mudanças ambientais necessárias na F1

sexta-feira, 3 de setembro de 2021 às 9:52

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel destacou as mudanças que ele acha que a Fórmula 1 deve fazer a fim de melhorar suas credenciais ambientais antes de um protesto do Extinction Rebellion no GP da Holanda deste fim de semana.

Com alguma controvérsia cercando a decisão da F1 de correr perto de reservas ecológicas em Zandvoort, o Extinction Rebellion está planejando aumentar a conscientização de sua campanha no evento holandês no domingo.

O grupo se infiltrou no GP da Inglaterra de 2020 e conseguiu erguer uma barreira enquanto os carros completavam a volta de apresentação.

Vettel é bem versado em questões ambientais, sendo conhecido por viajar para as corridas de trem visando minimizar suas emissões de carbono.

Falando antes do GP da Holanda sobre o caminho que a F1 precisa seguir, o piloto da Aston Martin disse que motores relevantes para os carros de rua, lidar com o impacto dos públicos nos dias de corrida e um calendário melhor estruturado são vitais.

“Nós temos uma tecnologia fascinante nos carros, mas ela é bastante complexa e provavelmente irrelevante para as ruas”, declarou ele. “Obviamente, isso não está certo”.

“Então, eu acho que a próxima fórmula de motor, seja ela qual for, deve ser mais relevante para as ruas e ajudar todos no mundo a fazer uma mudança quando falamos de mobilidade. Creio que a F1 deve continuar em seus passos do passado, ser líder em tecnologia, o que é relevante para o futuro”.

Pensando no impacto dos públicos, Vettel sente que a F1 poderia educar mais os fãs e pensar em maneiras de lidar melhor com os resíduos nas corridas.

“Há muitas pessoas vindo para os eventos, e eu acredito que é uma oportunidade enorme de educá-las, passar certas mensagens a fim de conscientizá-las de certas coisas”, acrescentou Vettel, que ajudou a limpar o lixo após o GP da Inglaterra deste ano.

“Temos muitas pessoas na pista que estão consumindo bebidas, comidas e assim por diante. Agora, como nós lidamos com todo esse tópico, como distribuímos comida e bebida, creio que várias coisas podem ser melhoradas nesse sentido”.

“Quanto ao nosso calendário, eu creio que ele poderia ser estruturado de uma maneira que faça sentido e não nos obrigue a viajar de um lado para outro por nada, então fazer corridas em uma área similar”.

“Talvez não seja adequado para alguns promotores ter uma corrida em um momento menos favorável do ano, mas isso obviamente pode contribuir para a grande quantidade de emissões que nós estamos causando”.

Vettel aprova as ações de grupos como o Extinction Rebellion para destacar os problemas ambientais que o mundo enfrenta.

“Nós estamos vivendo em um momento onde é importante chamar a atenção. E eu acho que é isso que eles estão fazendo, o que é bom”.

“Se você me perguntar como eu responderia ao que a F1 está fazendo, acho que a categoria está planejando fazer muitas coisas e tomando atitudes em algumas questões menores, o que é bom. Mas é suficiente? Não, não é”.

“O que nós estamos fazendo como sociedade é suficiente? Provavelmente não. Então, eu considero vital nós compreendermos o que está em jogo. Caso contrário, acredito que não há futuro”.

“Parece bastante sombrio, mas o lado positivo é que há muitas coisas que nós podemos fazer. E eu creio que há espaço para a F1 abordar as coisas certas e tomar as decisões corretas”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.